Explosão de caixa eletrônico
Explosão de caixa eletrônico Minervino Junior/CB/D.A Press Explosão de caixa eletrônico

Explosão de caixas eletrônicos: Falha no serviço de vigilância armada no anexo do Buriti será investigada

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) abriu um procedimento de investigação preliminar para apurar a falha na segurança do anexo do Palácio do Buriti, que possibilitou a explosão de dois caixas eletrônicos no centro do poder do Distrito Federal. Cinco vigilantes da Brasfort, sendo quatro armados, e um brigadista da empresa Cinco Estrelas fazem a segurança do prédio durante a noite. Há ainda de plantão um vigilante dentro da agência do BRB. Nada disso impediu, no entanto, a ação dos bandidos.

O titular da Seplag, Renato Brown, pediu a abertura da investigação em caráter administrativo, para avaliação da eficiência do contrato com as prestadoras de serviço. Há indícios de falha na condução do plano de segurança. Além dos vigilantes, há um posto na frente do Palácio do Buriti, sob a responsabilidade da Casa Militar. As explosões ocorreram do outro lado, perto do restaurante, localizado no lado norte. A investigação deve ocorrer no prazo máximo de 10 dias. Se for necessário, será instaurada, em seguida, uma sindicância.

A Coordenação de Combate ao Crime Organizado, aos Crimes contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária (CECOR) apura os crimes, ocorridos nesta madrugada (24/07).  A equipe do delegado Fernando Cesar Costa, coordenador da CECOR, tem um histórico de bons resultados em investigações sobre explosões de caixas eletrônicos, na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF). Em 2015, uma quadrilha especializada nesse tipo de crime foi presa e condenada, depois de uma minuciosa apuração na Operação Hostibus. O trabalho é referência nacional.