Fábio Felix
Fábio Felix Marilia Lima/Esp. CB/D.A. Press. Fábio Felix

Fábio Felix critica aumento das passagens: “pobres não são prioridade”

Publicado em Notícias

AGATHA GONZAGA

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL) criticou o reajuste da tarifa do metrô e dos ônibus, que começou a valer nesta semana. De acordo com ele, não há transparência nas contas contas da Secretaria de Mobilidade para justificar o aumento de 10% nos valores das passagens. Além disso, o deputado defende que caso não fosse feita a redução na alíquota do IPVA, não seria necessário pesar no bolso do usuário de transporte público.

“O governo vai deixar de receber R$ 213 milhões e o secretário de Mobilidade disse ontem que para fechar a conta ele precisa de R$ 161 milhões. Ou seja, se não tivesse essa redução da alíquota do IPVA, poderia fechar essa conta sem jogar no mais pobre, que é a população que não tem as mesmas condições de quem pode comprar um carro”, refletiu.

O parlamentar deu a declaração durante entrevista nesta quarta-feira (15/11) ao programa CB Poder, uma parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. Segundo Fábio, 11 deputados já se manifestaram contra a decisão do Executivo, mas a população também é capaz de reverter o quadro.

“Na política essas chances tem muito a ver com a temperatura da população. Eu acho que o aumento da passagem sempre é uma decisão delicada e a gente tem visto que a população está indignada porque não há melhoria na qualidade do transporte e, além disso, foi um aumento abusivo”, declarou.

Feminicídio

O deputado distrital, que é relator da CPI do Feminicídio, também comentou os recentes casos do crime no DF.  De acordo com ele apesar de o governo estar comemorando a queda nos registros de homicídios não é possível ignorar que o fato que dentro de 15 dias do ano já são quatro casos de possíveis feminicídio no DF.

Ele defende que haja investimento do governo em ações de políticas públicas para que os vários órgãos que cuidam da questão trabalhem em conjunto.

Confira a íntegra da entrevista: