ANA MARIA CAMPOS
O ex-diretor-geral da Polícia Civil Jorge Xavier vai assumir o comando do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Trata-se da área técnica que define grande parte da atuação da política de segurança pública para o país.
As nomeações para a Senasp, que devem ser publicadas nesta semana no Diário Oficial da União, levaram dois meses de negociações, desde a posse do ministro Osmar Serraglio, em fevereiro, no Ministério da Justiça. Serraglio foi nomeado para substituir Alexandre de Moraes na pasta.
Delegado da Polícia Civil do DF, Xavier chegou a ser cotado para assumir o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública. O currículo do policial civil foi analisado por Serraglio, mas o presidente Michel Temer optou pelo general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz. O militar teve a indicação das Forças Armadas para a Senasp, com o histórico de ter atuado com sucesso como comandante da Missão da ONU no Congo.
Na escolha de Jorge Xavier para o cargo num dos principais departamentos da Senasp, Temer consultou o deputado Laerte Bessa (PR-DF), também ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF. Bessa é parlamentar da base do governo na Câmara e tem atuação importante na comissão especial da Reforma da Previdência.
O delegado da Polícia Federal Sandro Avelar, ex-secretário de Segurança Pública do DF, também chegou a ser cotado para o cargo de secretário da Senasp. Mas ele apoiou a nomeação de Jorge Xavier. Nas articulações, o ex-deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ex-secretário de Segurança Pública e ex-superintendente da PF no Rio, figurou durante semanas como favorito para assumir a Senasp, por indicação de integrantes do PSDB. Mas também perdeu o páreo para o general Santos Cruz.
Procurado pelo blog, Jorge Xavier não quis comentar a indicação.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…