“Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto”, diz Leandro Grass

Compartilhe

Leia a entrevista de Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), candidato ao Palácio do Buriti nas eleições de 2022:

O TSE julgou seu recurso de forma célere. Esperava que fosse tão rapidamente?

Toda injustiça faz mal à sociedade, em especial quando dura muito tempo. O Tribunal Superior Eleitoral julgou o recurso na hora que entendeu ser adequada. Foi a tempo de impedir que se agravasse ainda mais a instabilidade democrática produzida pela decisão do TRE-DF. Sempre confiei na Justiça. Felizmente ela foi feita.

Foi um susto a sua condenação? Qual foi o sentimento?

Lembro que o processo teve uma reviravolta atípica no TRE-DF: de 5×0 a nosso favor para 4×2 contra. Isso gerou espanto e preocupação. Meu sentimento foi de profunda injustiça, e por isso recorri ao TSE. Ao mesmo tempo, me senti muito acolhido pela solidariedade da população e de diversas lideranças políticas. Nunca perdi a fé na Justiça, pois sabia que a verdade estava ao nosso lado.

Sendo uma votação unânime, há risco de um recurso contrário?

A votação unânime representou a força dos argumentos que o nosso recurso apresentou. Mais ainda, deixou bem claro que aquilo que foi apresentado pela chapa de Ibaneis e Celina Leão, e acatado pelo TRE-DF, não fazia nenhum sentido.

Quais são seus planos agora?

Continuar honrando a confiança do presidente Lula e da ministra Margareth Menezes e seguir desempenhando o melhor trabalho possível à frente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao mesmo tempo, sigo profundamente conectado e preocupado com as questões do Distrito Federal. Tenho visitado e dialogado com as comunidades, participado de atividades nas diversas regiões administrativas. Não sairei das ruas, pois o contato permanente com a população é fundamental para representá-la. Vou intensificar os esforços para unir as pessoas que estão verdadeiramente comprometidas com a cidade em torno de um projeto comum. É ao lado delas que pretendo disputar as eleições de 2026.

Vai concorrer novamente ao Palácio do Buriti?

Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto. A experiência como gestor federal está sendo um grande aprendizado. Aumentou ainda mais meu desejo de servir minha cidade e meu país. Mas ser candidato ao governo não é uma decisão exclusivamente pessoal. Todos sabem que eu amo Brasília e estou absolutamente à disposição para ajudá-la a sair dessa situação. Isso passa pela construção de um grande projeto e pelo estabelecimento de candidaturas competitivas a todos os cargos. As lideranças e os partidos estão dialogando e trabalhando por isso. Afinal, precisamos recuperar o sonho de uma capital que volte a inspirar o Brasil. Acredito plenamente que isso seja possível.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

  • CB.Poder

PT-DF oficializa pré-candidatura de Leandro Grass ao GDF

ANA MARIA CAMPOS O diretório do PT-DF aprovou na noite desta terça-feira (03/03) uma resolução…

21 horas atrás
  • CB.Poder

Juiz do TJDFT é aposentado por assediar servidoras

ANA MARIA CAMPOS O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou, por unanimidade, a pena de…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Câmara aprova projeto de capitalização do BRB. Veja como os deputados votaram

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa aprovou, em primeiro e segundo turnos, com 14 votos…

1 dia atrás
  • Eixo Capital

Nova ação social do Frei Gilson

Por Ana Maria Campos* Depois da Vigília da Quaresma 2026 na Arena de Pernambuco, que…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Ministro Caputo Bastos, do TST, é homenageado com o título de cidadão honorário de Brasília

ANA MARIA CAMPOS O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Augusto Caputo Bastos…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Sem capitalização, o BRB para de funcionar, afirma presidente do banco

ANA MARIA CAMPOS Foto: Ed Alves/CB Sem a capitalização prevista em projeto de lei que…

3 dias atrás