“Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto”, diz Leandro Grass

Compartilhe

Leia a entrevista de Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), candidato ao Palácio do Buriti nas eleições de 2022:

O TSE julgou seu recurso de forma célere. Esperava que fosse tão rapidamente?

Toda injustiça faz mal à sociedade, em especial quando dura muito tempo. O Tribunal Superior Eleitoral julgou o recurso na hora que entendeu ser adequada. Foi a tempo de impedir que se agravasse ainda mais a instabilidade democrática produzida pela decisão do TRE-DF. Sempre confiei na Justiça. Felizmente ela foi feita.

Foi um susto a sua condenação? Qual foi o sentimento?

Lembro que o processo teve uma reviravolta atípica no TRE-DF: de 5×0 a nosso favor para 4×2 contra. Isso gerou espanto e preocupação. Meu sentimento foi de profunda injustiça, e por isso recorri ao TSE. Ao mesmo tempo, me senti muito acolhido pela solidariedade da população e de diversas lideranças políticas. Nunca perdi a fé na Justiça, pois sabia que a verdade estava ao nosso lado.

Sendo uma votação unânime, há risco de um recurso contrário?

A votação unânime representou a força dos argumentos que o nosso recurso apresentou. Mais ainda, deixou bem claro que aquilo que foi apresentado pela chapa de Ibaneis e Celina Leão, e acatado pelo TRE-DF, não fazia nenhum sentido.

Quais são seus planos agora?

Continuar honrando a confiança do presidente Lula e da ministra Margareth Menezes e seguir desempenhando o melhor trabalho possível à frente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao mesmo tempo, sigo profundamente conectado e preocupado com as questões do Distrito Federal. Tenho visitado e dialogado com as comunidades, participado de atividades nas diversas regiões administrativas. Não sairei das ruas, pois o contato permanente com a população é fundamental para representá-la. Vou intensificar os esforços para unir as pessoas que estão verdadeiramente comprometidas com a cidade em torno de um projeto comum. É ao lado delas que pretendo disputar as eleições de 2026.

Vai concorrer novamente ao Palácio do Buriti?

Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto. A experiência como gestor federal está sendo um grande aprendizado. Aumentou ainda mais meu desejo de servir minha cidade e meu país. Mas ser candidato ao governo não é uma decisão exclusivamente pessoal. Todos sabem que eu amo Brasília e estou absolutamente à disposição para ajudá-la a sair dessa situação. Isso passa pela construção de um grande projeto e pelo estabelecimento de candidaturas competitivas a todos os cargos. As lideranças e os partidos estão dialogando e trabalhando por isso. Afinal, precisamos recuperar o sonho de uma capital que volte a inspirar o Brasil. Acredito plenamente que isso seja possível.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

  • CB.Poder

Ibaneis retoma carteira da OAB

ANA MARIA CAMPOS O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, retomou oficialmente sua carteira da…

23 horas atrás
  • CB.Poder

“Verdadeira leoa, sensível, extremamente humana, honesta, equilibrada“, afirma presidente do TJDFT sobre Celina Leão

ANA MARIA CAMPOS De licença médica, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal…

23 horas atrás
  • CB.Poder

Celina Leão torna-se hoje governadora do DF

ANA MARIA CAMPOS Celina Leão Hizim Ferreira, 49 anos, assume hoje (30/03) o cargo de…

2 dias atrás
  • CB.Poder

“Saio com sentimento do dever cumprido”, diz comandante-geral da PMDF

Texto por Ana Maria Campos publicado neste domingo (29/3) — Confira entrevista com a Coronel…

2 dias atrás
  • Eixo Capital

A hora de Celina

Texto publicado por Ana Maria Campos neste domingo (29/3) — A vice-governadora Celina Leão (PP)…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Brasil cada vez mais preso à polarização

Texto publicado por Carlos Alexandre de Souza neste domingo (29/3) — A semana foi marcada…

2 dias atrás