ALEXANDRE DE PAULA
A candidata do PSol ao Governo do Distrito Federal, professora Fátima Sousa, criticou duramente o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista ao programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. Para ela, a eleição do candidato representaria atraso para o país. Ex-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Fátima também condenou a gestão da saúde no DF e alfinetou outros postulantes ao Palácio do Buriti.
Questionada sobre como seria a relação com Bolsonaro caso os dois fossem eleitos, Fátima disparou contra o candidato: “Eu espero que a sociedade brasileira tenha juízo e saiba que é um retrocesso muito grande. Mas se, infelizmente a população errar dessa magnitude, terei uma relação civilizada”.
Fátima Sousa comparou Jair Bolsonaro ao candidato ao Buriti pelo DEM, Alberto Fraga, e chamou outros concorrentes ao GDF de conservadores. “Fraga é a imagem e semelhança de Bolsonaro. Se a população do DF votar em Fraga, nos outros candidatos e até na nossa colega mulher que é também candidata, saiba que eles são de um mundo conservador. Todos já foram governo”, disse.
Saúde
Ela reprovou a atual gestão da saúde no DF e criticou também o trabalho feito por governos anteriores. Para ela, o tema é a principal reivindicação da população do DF hoje. “O jeito que os governos têm implantado a saúde no DF é um fracasso. Quero dizer que percebemos, por onde estamos caminhando, que a saúde é a maior dor dessa população.”
Fátima confirmou que acabará com o Instituto Hospital de Base, caso seja eleita. “Esse modelo nada mais é do que o governo abrir mão da sua responsabilidade. Não tem como o governo deixar na mão de outros o seu dever, que é cuidar da saúde”, disse. “A mudança foi feita de forma autoritária, sem diálogo”, completou.
Na área de segurança pública, a candidata apresentou propostas voltadas para a prevenção e para medidas educativas. “Nós vamos usar da inteligência. A violência não vai ser o foco”, declarou. A professora reprovou promessas feitas por outros candidatos para a área, com garantias de reajustes. “Os candidatos que me antecederam fizeram promessas sem consistência. Sou professora e tenho muito cuidado com o que eu estou dizendo. O problema é muito sério, muito complexo”, ressaltou.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…