Estudantes de engenharia ajudarão em vistorias de viadutos e pontes do DF

Compartilhe

AGATHA GONZAGA

O Governo do Distrito Federal (GDF) assinou, na tarde desta quarta-feira (23/10),  um acordo de cooperação técnica com nove instituições de ensino superior para que os estudantes ajudam nas análises das condições estruturais de pontes e viadutos da capital.

De acordo com o secretário de obras, Izídio Santos, o objetivo da ação é promover uma cultura de prevenção. “Já iniciamos, com as universidades, essas vistorias mesmo antes da assinatura do termo. Então, não é uma vistoria única, a execução de um relatório e pronto.Nós vamos continuar fazendo essas vistorias durante muito tempo”, relatou.

Para o secretário de governo, José Humberto Pires, é importante reforçar esse novo hábito de prevenção para que a população possa se tranquilizar. “É natural essa preocupação porque com o episódio que aconteceu, isso leva a população a pensar que tudo está comprometido, mas essa não é a realidade de Brasília. Nós temos alguns problemas sim, alguns já estão sendo resolvidos. A população não precisa se preocupar e nem criar pânico diante disso”, enfatizou.

O episódio a que o secretário se refere é o desabamento do viaduto da Galeria dos Estados, que possibilitava o trânsito sob o Eixão Sul, no centro de Brasília. A estrutura cedeu em 6 de fevereiro de 2018. O acidente abriu uma cratera em duas pistas do Eixão Sul, e um bloco de concreto caiu sobre carros que estavam estacionados sob o viaduto, que facilita o acesso aos Eixinhos, ao Setor Comercial Sul e ao Setor Bancário Sul.

Ao menos quatro carros foram esmagados. Um restaurante também foi danificado. Os danos foram apenas materiais e não houve vítimas. À época, especialistas afirmaram que a ação da chuva nos cabos de sustentação e a falta de manutenção ocasionaram a queda da estrutura.

Obras

José Humberto aproveitou o momento para anunciar também a construção de 10 pontes e viadutos novos. “Vamos destravar Brasília”, afirmou. De acordo com o secretário, alguns dos projetos estão mais avançados, como o caso do viaduto que será construído no Recanto das Emas, e o da EPNB, entre a saída do Riacho Fundo e Águas Claras. A expectativa é de que as obras se iniciem no próximo ano.

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • CB.Poder

MP encaminha inquérito contra Pedro Turra para a Promotoria do Júri de Águas Claras

Ana Maria Campos A Promotoria de Justiça Criminal de Taguatinga encaminhou o caso do ex-piloto…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Advogado Rodrigo Badaró foi indicado para presidir Comitê Nacional de Inteligência Artificial do Judiciário

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O advogado Rodrigo Badaró, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Leila do Vôlei é reeleita presidente do PDT-DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A senadora Leila do Vôlei foi reeleita presidente do PDT-DF neste…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Chacina do DF vai a júri em abril. Pena pode ultrapassar 300 anos de prisão, segundo MP

Um dos crimes mais impressionantes da história do Distrito Federal, a chacina de 10 pessoas…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Morte de Rodrigo Castanheira: classificação do crime pode alterar a pena máxima de 12 para 30 anos de prisão

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A discussão entre especialistas em direito penal do momento é sobre…

2 dias atrás
  • CB.Poder

TJDFT aprova penduricalho e medida é barrada pelo STF

ANA MARIA CAMPOS O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos…

4 dias atrás