OAB
Délio Lins e Silva Junior, candidato a presidência da OAB Foto: Valerio Ayres/CB/D.A.Press. OAB

“Espero, sinceramente, que do lado de cá ele compreenda a importância da advocacia”, diz presidente da OAB-DF sobre Moro

Publicado em Eixo Capital, Entrevistas
À QUEIMA-ROUPA

Délio Lins Silva e Júnior, presidente da OAB-DF

Um bom juiz se torna um bom advogado?
O bom juiz deve, necessariamente, ter uma boa formação humanista, preparo técnico, além de respeito pelas prerrogativas da advocacia. São características que o bom advogado também deve ter, ou seja, o bom juiz pode, sim, se tornar um bom advogado.

E um mau juiz, como será como advogado?
O raciocínio é o mesmo. Faltando alguma das características citadas, é bem provável que o mau juiz se torne um mau advogado.

Acredita que Sergio Moro vai honrar a classe dos advogados?
Já presenciei, como advogado, e acompanhei, como Presidente da OAB, várias denúncias de desrespeito de sua parte pelas prerrogativas da advocacia. Espero, sinceramente, que do lado de cá ele compreenda a importância da advocacia e da OAB para a defesa da sociedade e possa exercer de forma adequada a advocacia.

Qual o propósito da semana para a Jovem Advocacia?
A advocacia jovem está diante do seu maior desafio histórico. São milhares de pessoas disputando um mercado cada vez mais difícil e complexo. Nessa semana, a OAB/DF empodera realmente o jovem para expor suas ideias, seus caminhos e seus desafios para ampla audiência. É a ruptura de um círculo vicioso que só premia quem já estava no pódio. Essa semana, se eu puder resumir em uma palavra, seria “oportunidade”. É a oportunidade de conhecer novos possíveis nichos de atuação e aprender a pensar de uma forma diferente e inovadora em relação aos padrões normais.

Qual é a sua impressão sobre o governo Ibaneis?
Assim como qualquer governo, tem pontos positivos e negativos a serem melhorados.