Ana Viriato
Após enfrentar o Executivo local com as costuras políticas que culminaram na anulação da lei anti-homofobia, Rodrigo Delmasso (Podemos), pretendia votar, nesta terça-feira (27/6), o projeto que institui a “Escola sem Partido”. O distrital, no entanto, pediu a retirada da proposta da pauta, por recomendação de colegas, que ressaltaram o “momento conturbado”.
Não há prazo para que a proposição volte à ordem do dia. O projeto está pronto para votação desde dezembro de 2016, quando havia passado pelo crivo das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ); e Especial de Análise à Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Cepelo).
A proposta veta “a doutrinação ideológica nas salas de aula”. Na prática, haveria a determinação de que todos os temas a serem abordados nas escolas passassem pela aprovação dos pais dos discentes de forma prévia — os professores não poderiam fazer menções ao próprio posicionamento ideológico, político ou religioso.
Na justificativa do projeto, Rodrigo Delmasso pontua que “um Estado que se define laico — e que, portanto, deve ser neutro em relação a todas as religiões — não pode usar o sistema de ensino para promover uma determinada moralidade, já que a moral é, em regra, inseparável da religião”, descreve o texto.
Jurisprudência
Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, em decisão liminar, o projeto “Escola Livre”, instaurado em Alagoas. Na decisão, o ministro Luis Barroso defendeu que é competência da União legislar sobre diretrizes e bases da educação. Para tornar-se definitiva, a decisão precisa ser confirmada pelo colegiado da Corte.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…