À queima roupa // Deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF)
Vivemos num país de maricas por medo do coronavírus, segundo o presidente Bolsonaro. O que o senhor achou dessa declaração?
Foi a coisa mais estapafúrdia que eu já assisti na minha vida. O presidente da República tem a obrigação e o dever de respeitar todos os integrantes da nação. Os homossexuais, todas as pessoas, pagam imposto, são filhos de Deus, são filhos dessa Terra e merecem respeito. Na Presidência, Bolsonaro volta a proferir os mesmos impropérios que ele sempre proferiu contra esses segmentos. Eu digo: o Bolsonaro tem um problema mal resolvido da infância e da adolescência. Acho que ele tem medo de revelar qual é a personalidade dele.
Por que essa resistência do presidente a uma solução contra a pandemia?
Porque ele segue orientação do Trump e de outros negacionistas que estão levando as suas nações ao desespero. Ele é contra a ciência e contra tudo o que politicamente é correto.
Você tem coragem de tomar a vacina conta covid, ainda em testes?
Eu estou na fila. Quero ser o primeiro. Eu acredito na eficácia. Acredito na ciência.
Vimos nos Estados Unidos como a pandemia repercutiu nas eleições. Acredita que, em 2022, o tema ainda terá força para impactar o pleito?
Sem dúvida. Até porque, a vacina vai surgir. Num primeiro momento, os que vão ser atendidos são as pessoas de risco e vai ficar uma parcela muito grande da população sem ser atendida. Se eu fosse governador, me reuniria com os governadores dos demais estados e montaria um consórcio para comprar a vacina, sem precisar esperar pelo Ministério da Saúde.
Vemos um presidente tão próximo de Trump que chegou a defender o “uso de pólvora” contra o futuro governo de Joe Biden…
Isso foi a maior aberração que já ouvi. Creio que as próprias Forças Armadas sabem da capacidade bélica do país, que não temos poder de fogo para enfrentar nem a Venezuela. Imagina os Estados Unidos… O Brasil, infelizmente, virou piada internacional.
Nos Estados Unidos, houve uma união dentro do Partido Democrata contra Trump. É possível que as forças anti-Bolsonaro se unam para derrotar Bolsonaro?
É preciso que todos tenham juízo para se unir e derrotar Bolsonaro, a exemplo do que ocorreu no movimento contra a ditadura e devolver ao país as eleições diretas. Apesar de acreditar que ele não vai concluir o mandato. O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…