Por Ana Maria Campos — A Câmara dos Deputados lançou uma enquete sobre o PLN 12/2023, que trata da recomposição salarial das forças de segurança. Até esta terça-feira (5/7), o placar era folgado em favor do reajuste de 18%, em duas parcelas. Entre os votantes, 97% disseram que concordam totalmente e 2% estão de acordo na maior parte. Apenas 1% discordam totalmente. Havia até o início da noite de ontem, 4722 votos contabilizados.
——————–
Em defesa do setor de prestação de serviços
De uma família que mantêm empresas de prestação de serviço e eleito com a bandeira de defender o setor, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) aproveitou a reunião da bancada do bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos, para pedir ajustes no relatório da Reforma Tributária para preservar as empresas de terceirização. O deputado destacou que o setor é o que mais emprega no país e as empresas prestadoras de serviço seriam as mais prejudicadas com a Reforma Tributária. “Nós estamos saindo de uma alíquota de 4,5% de média, para 25%, isso vai acabar com o setor de terceirização no país. Precisamos fazer alguns ajustes para empresas que tem um volume muita grande de gastos com folha de pagamento”, ressaltou o deputado.
——————–
Futuro bilionário
Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, a senadora Leila Barros (PDT-DF) avocou a relatoria dos projetos relacionados à regularização do mercado de carbono, um dos principais projetos da secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, sob a gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Ontem eles participaram de reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Leila comentou: “Uma janela de oportunidade para regular o clima do planeta está se abrindo. É o Mercado de Carbono, que funciona como uma loja para a ‘compra’ e ‘venda’ da capacidade de capturar os gases do efeito estufa da atmosfera. O Brasil tem um futuro bilionário e sustentável pela frente”.
——————–
Merci beaucoup
O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Embaixada da França ampliaram por mais quatro anos o projeto Escola Intercultural Bilíngue no Centro Educacional Lago Norte (Cedplan). A parceria estabelece ações para a oferta do ensino de francês e da cultura daquele idioma aos mais de 400 estudantes da unidade pública. Essa foi a primeira iniciativa na rede pública de ensino do DF com dois idiomas.
——————–
Requerimento de convocação
A deputada Duda Salabert (PDT-MG) apresentou requerimento de convocação do advogado Luiz Felipe Belmonte para prestar depoimento na CPMI do 8 de janeiro. Na justificativa, ela aponta que Belmonte pode esclarecer financiamentos para os atos antidemocráticos. Belmonte estranhou o pedido. “Precisa saber de onde ela tirou essas ‘notícias'”, disse à coluna. Fake news, segundo ele. “Não tenho contato com o grupo do Bolsonaro desde setembro de 2021, quando ele disse para parar com a formação do Partido”, acrescentou.
——————–
Juiz e poeta
O desembargador federal Souza Prudente tem se notabilizado pela poesia. Mais do que do texto jurídico, ele é apaixonado pelos versos. Ontem, quando fez aniversário, publicou no Correio um soneto inédito intitulado “Nascido em quatro de julho de hoje e de amanhã”.
——————–
RenovaBR reúne prefeitos para tratar de desafios
A escola de formação política RenovaBR reuniu ontem, em Brasília, prefeitos de várias cidades para discutir os desafios e caminhos a percorrer nos municípios. Durante o evento, os participantes trocaram experiências, falaram dos problemas e dos cases de sucesso de cada gestão. Aprender com as diferenças. Todos os convidados foram ex-alunos do RenovaBR. Essa é a primeira vez que a organização promove uma roda de conversa para analisar o retrato dos municípios. A estratégia faz parte do novo momento do RenovaBr, que quer acompanhar e dar apoio aos mandatos de ex-alunos eleitos. Estavam presentes prefeitos e vice-prefeitos de cidades de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão e Espírito Santo.
——————–
Só Papos
“Quando a gente não gosta de política, nasce uma titica como Bolsonaro… Vamos construir o país dos nossos sonhos!”
Presidente Lula
“Ainda bem que o amor venceu! Não existe mais ódio e nem revanchismo! Brasil, agora sim, cada vez mais longe de uma ditadura, de ser um país totalitário! (Contém MUITA ironia)”
Senador Flávio Bolsonaro