Ceilândia covid-19 Ibaneis
Ceilândia covid-19 Ibaneis Minervino Junior/CB/D.A.Press Ceilândia covid-19 Ibaneis

Enquanto Ceilândia fecha, Plano Piloto registra aglomerações

Publicado em Eixo Capital
Eixo Capital, por Alexandre de Paula

Desde que o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou fechamento das atividades comerciais em Ceilândia e Sol Nascente, lideranças políticas e parlamentares questionaram a eficácia da medida localizada apenas naquelas regiões. É fato que o maior número de casos está concentrado nesses locais, mas há o argumento de que parte considerável dos moradores trabalham nas regiões centrais do DF, que estão abertas.

Nos últimos dias, o debate ficou mais quente porque, com a flexibilização das atividades, flagrar aglomerações no Plano Piloto ficou mais frequente. A crítica recentemente foi pela grande concentração de pessoas no Eixão do Lazer no último domingo. O DF chegou ontem aos 72.284 casos da covid-19 e registra 851 mortes de moradores da capital.

Ranking

De acordo com o Ranking dos Políticos, os parlamentares do DF com maior pontuação no primeiro semestre deste ano foram, respectivamente, a deputada federal Bia Kicis (PSL) e os senadores Reguffe (Podemos) e Izalci Lucas (PSDB). O levantamento leva em consideração para a avaliação a atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para isso, são considerados os dados de presenças nas sessões, economia de recursos, processos judiciais e votações em decisões importantes.

Falta de controle

Auditoria da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) constatou falta de controle sobre os pagamentos de permissionários de espaços no Parque da Cidade. De acordo com o relatório, a inexistência e a precariedade de informações impossibilita averiguar possíveis inadimplências e cassar permissões irregulares. A CGDF recomendou, entre outros pontos, à Secretaria de Governo que faça levantamento para analisar a situação atual e que elabore periodicamente relatório sobre os pagamentos feitos por permissionários.

Merenda

Parlamentares da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional se encontrarão amanhã com o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, para esclarecer questões relacionadas às denúncias de irregularidades no processo de compra de merenda escolar. A suspeita ocorreu antes da entrada de Cruz no comando da pasta e provocou, além da suspensão do processo, a saída de pessoas que ocupavam cargos ligados à área. A iniciativa de dialogar sobre o assunto com o GDF partiu da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). Inicialmente, o pedido — encaminhado pela coordenadora da bancada, Flávia Arruda (PL-DF), ao Executivo local — era para que a audiência fosse com o governador Ibaneis Rocha (MDB), mas ficou a cargo do secretário tratar do assunto.

De volta

Recuperado da covid-19, o vice-governador Paco Britto (Avante) voltou a participar ontem de atividades do GDF. Ele esteve na inauguração da estrutura com leitos voltados para pacientes de coronavírus acoplada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Paco foi diagnosticado com a doença no início de junho e chegou a ser internado duas vezes por complicações no estado de saúde. Ele recebeu alta na semana passada.

Atividades religiosas agora são essenciais

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou lei que reconhece como essenciais para a população as atividades religiosas durante situações de calamidade pública, emergência, epidemia ou pandemia. Cabe ao GDF regulamentar o texto para definir normas para o funcionamento com base na segurança sanitária. O projeto que deu origem ao texto é de autoria do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) e foi aprovado pela Câmara Legislativa em 16 de junho.

Mensagem de aniversário

O ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg completou 61 anos ontem. Em vídeo para celebrar a data, o político agradeceu a familiares e amigos e destacou a saudade dos que estão distantes pelo isolamento. Na fala, Rollemberg também se dirigiu à população, mostrando, implicitamente, que os planos de continuar politicamente ativo permanecem vivos. “Quero agradecer ao povo do Distrito Federal a quem servi em toda a minha vida pública e que me deu a honra de servir a Brasília. Quero neste momento pedir a Deus saúde e inspiração para que seja mais solidário e generoso para retribuir tudo de bom que recebi ao longo de minha vida.”

Só papos

“Venceu o bom senso. Novo ministro da Educação é conservador, como deve ser em governo conservador, e ligado com o Congresso e com a academia”

Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia

“Não poderia esperar nada de bom vindo de Bolsonaro! Mais um Ministro da Educação reprovável!”

Arlete Sampaio (PT), deputada distrital