Fraga com defensores públicos
Fraga com defensores públicos Ed Alves Fraga com defensores públicos

Em reunião com Fraga, defensores públicos pedem aumento e contratações

Publicado em CB.Poder

ALEXANDRE DE PAULA

O candidato do DEM ao GDF, deputado Alberto Fraga, se reuniu com defensores públicos na manhã desta segunda-feira (27/8) em reunião em confeitaria da Asa Sul. Os servidores da categoria pedem mais respeito do Executivo e reivindicam sede própria, equiparação salarial com o Judiciário e aumento do quadro no Distrito Federal.

 

“Defensoria pode ser um órgão de apoio para criar políticas públicas. Isso é esquecido e não é respeitado. As propostas de aumento de quadro e de orçamento sempre são vetadas pelo Executivo. Gastamos nossa energia batendo perna para discutir um orçamento que é só para cumprir nossas obrigações”, disse o vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF (Adep-DF), Ricardo Pierre. A intenção do grupo é se reunir com a maioria dos candidatos ao GDF.

 

Fraga se comprometeu a dar prioridade para a categoria, caso seja eleito. Ele preferiu, porém, não garantir aumento. “É preciso avaliar primeiro o que vamos pegar. Tem candidato prometendo aumentar salário no primeiro mês. Acho isso uma irresponsabilidade”, afirmou. “É fácil prometer e depois ficar passando os constrangimentos que o atual governador passa porque prometeu tudo e não deu nada”, completou.

 

O parlamentar prometeu que contratará mais defensores. “Diante da necessidade, eu não posso ser incoerente. Eu tenho um projeto de lei que visa aumentar o número de defensores, então tenho que cumprir isso se for governador”. Fraga afirmou que vai criar uma secretaria para administração do sistema prisional. Ele voltou a defender que a mão de obra carcerária seja usada para resolver problemas estruturais de órgãos públicos do DF.

 

Crítica

Apesar de apoiar o correligionário Ibaneis Rocha, o distrital Raimundo Ribeiro (MDB) passou pelo local e participou rapidamente da reunião. Ele falou sobre a importância da defensoria pública e aproveitou o discurso para criticar Rollemberg. “Nossa primeira missão é salvar Brasília. Temos que extirpar um tumor chamado Rodrigo Rollemberg.”