7FED4395-F021-45C8-9E68-A0A04C7DC1A7

Em prisão domiciliar, Luiz Estevão recebe primeira dose da vacina contra covid-19

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Em prisão domiciliar há um ano, o ex-senador Luiz Estevão, 71 anos, tomou a primeira dose da vacina contra covid-19. O empresário recebeu autorização da juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP), para se dirigir a um local de vacinação perto de casa, no Lago Sul, para receber a aplicação do imunizante.

 

Condenado por corrupção no esquema do Fórum Trabalhista de São Paulo, Estevão esteve no Centro de Saúde da QI 21, no Lago Sul, na última segunda-feira (22/03), quando a Secretaria de Saúde do DF convocou os idosos entre 69 e 71 anos para a vacinação.

 

Ele enfrentou a fila do drive-thru e, na sua vez, tirou a camisa para receber a vacina. A segunda aplicação da CoronaVac, quando o empresário ganhará o passaporte da imunização, deve ocorrer em 12 de abril.

 

Foi justamente por causa da pandemia que Luiz Estevão se libertou do Complexo Penitenciário da Papuda, onde cumpria pena havia quatro anos. Graças a uma liminar concedida pelo ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em março de 2020, Estevão ganhou o direito de passar a pandemia em casa.

 

A defesa do ex-senador impetrou na ocasião um habeas corpus alegando que Estevão estava com febre e tosse, o que representaria risco de que estivesse infectado pelo novo coronavírus em ambiente fechado do presídio. Além disso, ele integraria grupo de “altíssimo risco” por ser idoso, hipertenso, pré-diabético e com problemas cardiovasculares.

 

Mesmo com o teste negativo para covid-19, Estevão permaneceu em prisão domiciliar, autorizada por Schietti, alegando que o risco de contaminação no presídio é alto e que, por causa da pandemia, ele estava impedido de usufruir do regime semiaberto, saindo para trabalhar de dia e retornando à prisão à noite.

 

Desde fevereiro, Luiz Estevão buscava a autorização para ir a um posto de vacinação, tomar a primeira dose do imunizante, quando chegasse a sua vez na ordem de prioridades definida pela idade. Mas a VEP só atendeu o pedido quando a Secretaria de Saúde programou as aplicações para pessoas da idade de Estevão.