Temer e Ibaneis no Planalto
Temer e Ibaneis no Planalto Foto: Alan Santos/PR Temer e Ibaneis no Planalto

Em busca de recursos da União, Ibaneis Rocha se encontra com Michel Temer no Planalto

Publicado em CB.Poder

 

HELENA MADER

RODOLFO COSTA

O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se reuniu na tarde desta segunda-feira (29/10) com o presidente Michel Temer, seu correligionário, para tratar de assuntos da capital federal. Durante o encontro, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil pediu ao chefe do Executivo nacional mudanças na forma de gestão do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

 

A ideia é que policiais aposentados passem a ser remunerados pelo regime próprio da Previdência Social. “É uma análise que será feita dentro do governo. Isso vai liberar recursos para que a gente possa contratar novos policiais e melhorar a segurança”, afirmou Ibaneis.

 

O encontro ocorreu um dia após a eleição do advogado, que teve 69% dos votos válidos do eleitorado de Brasília. Ibaneis estava acompanhado do filho João Pedro, 13 anos. Os ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, acompanharam a conversa.

 

Após a reunião com Temer, Ibaneis conversou com a imprensa e contou que quer ter “uma proximidade grande” com o Palácio do Planalto. O objetivo do governador eleito é buscar recursos federais para o DF e, paralelamente, trabalhar para reduzir a dependência da capital com relação à União. “Vamos fazer o DF crescer, se desenvolver, empregar as pessoas e desmamar do governo federal em um prazo muito curto”, garantiu.

 

Os dois emedebistas também falaram sobre a transferência da gestão da Junta Comercial do DF para a administração local e discutiram um projeto para criação de uma zona de livre comércio do Distrito Federal. “O presidente mandou preparar as medidas necessárias e vai encaminhar ao Congresso. Isso vai facilitar o comércio do DF e nos transformar em um hub para o Norte e o Nordeste”, justificou Ibaneis.