Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF.
Bruna Lima
A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa está de malas prontas para deixar o Podemos. A ex-parlamentar acertou, nesta quarta-feira (04/04), a filiação ao Pros, partido pelo qual deve concorrer ao Palácio do Buriti. A chapa será integrada, ainda, por Liliane Roriz, que deixará o PTB e pretende disputar o Senado.
O desembarque de Eliana Pedrosa do Podemos acontece depois de a ex-parlamentar perder a presidência regional para o deputado federal Ronaldo Fonseca. A última atuação política dela foi como deputada distrital entre 2011 e 2014, quando ocupou o posto pela terceira vez. Pedrosa ingressou na política em 2002 e, entre 2007 e 2009, comandou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.
A intenção de concorrer ao cargo de governadora não é novidade. Em 2014, a ex-distrital, à época do PPS, pretendia entrar no páreo, mas, em meio às articulações, aceitou ser vice na chapa do então governador José Roberto Arruda. Às vésperas da eleição, a candidatura e a aliança foram vetadas pela direção nacional de seu partido, que compôs com o postulante ao Buriti Luiz Pitiman.
Liliane Roriz tenta, pela primeira vez, conquistar projeção nacional. Distrital desde 2010, a caçula de Joaquim Roriz foi vice-presidente da Câmara Legislativa entre 2015 e 2016, posto que deixou após entregar ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) os áudios que levaram à deflagração da Operação Drácon.
Para se candidatar, contudo, Liliane precisa reverter a inelegibilidade. Acusada de compra de votos e fraude eleitoral na disputa de 2010, ela foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). A parlamentar apresentou recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda os desdobramentos judiciais.
Com a filha do ex-governador Joaquim Roriz na chapa, o Pros amplia as conexões políticas e o poder de barganha, uma vez que a filiação traz a certeza de apoio do clã ao partido. O neto do ex-chefe do Buriti, Joaquim Roriz Neto, deve concorrer a deputado federal pela sigla. A legenda conta, ainda, com o senador Hélio José, que tenta alcançar a Câmara dos Deputados, e a distrital Telma Rufino, a qual disputará a reeleição.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…