Anderson Torres, secretário de Segurança
Anderson Torres, secretário de Segurança Anderson Torres, secretário de Segurança Anderson Torres, secretário de Segurança

“É um grande desafio para a segurança pública”, diz secretário sobre violência contra motoristas de aplicativo

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

À QUEIMA-ROUPA

Anderson Torres
Secretário de Segurança Pública do DF

Para a Secretaria de Segurança Pública, a violência contra motoristas de aplicativo é um desafio a ser enfrentado em 2020? Como?

A violência contra os motoristas de aplicativo é um grande desafio para a segurança pública, principalmente porque fere um dos princípios básicos desse tipo de serviço, que é a confiança mútua entre usuário e prestador. Esse desafio tem que ser enfrentado com as empresas e com os motoristas, e é o que estamos fazendo. Acreditamos que ainda há melhorias importantes a serem feitas nos aplicativos, no que se refere à segurança. Novidades como um cadastro do usuário com foto obrigatória no perfil, instalação de sistema de segurança no veículo além do celular, obrigatoriedade de apresentação do destino real detalhado são alguns exemplos de reivindicações dos motoristas que estão alinhadas com as demandas da Secretaria de Segurança junto às empresas.

A pasta mantém diálogos com as empresas de transporte por aplicativo para buscar melhorias de segurança?

A Secretaria vem se preocupando há algum tempo com esse problema. Desde o ano passado, já fizemos cinco reuniões com empresas do ramo, em busca de alternativas que elas possam oferecer para aumentar a segurança de seus prestadores de serviço. A implantação da possibilidade de recusa de pagamento em dinheiro no aplicativo já foi fruto dessas reuniões. Entretanto, sabemos que isso ainda não é suficiente, e queremos que as empresas ofereçam novas formas de aumentar a segurança.

Quais as recomendações para motoristas e passageiros de transporte por aplicativo que se sentem inseguros?

É muito importante que os usuários dos sistemas de transporte por aplicativo conheçam profundamente suas características, a fim de poder usar os recursos de segurança já existentes. Acima de tudo, em caso de qualquer suspeita, sempre deve-se considerar a possibilidade de recusa, tanto do passageiro quando do condutor, antes de se iniciar o serviço.