9E0D29A5-CFC9-4638-A73B-EE48BF9968D5

Eduardo Bolsonaro presta solidariedade a produtores rurais e cobra explicações de Ibaneis por desmonte de acampamento em área pública

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O acampamento intitulado “QG Rural”, desmontado hoje (13/06) pela Polícia Militar do DF,  tem o apoio do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho 03 do presidente Jair Bolsonaro. Pelo Twitter, ele reclamou da ação da PMDF e disse que vai cobrar uma explicação do governador Ibaneis Rocha (MDB).

 

De manhã, ele esteve no local para prestar solidariedade aos ativistas.

 

Pelo Twitter, Eduardo Bolsonaro afirma que nesta segunda-feira (15/06) vai enviar ofício ao governo do DF, ao lado do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), com reclamação pelos fatos de hoje e um manifesto “por respeito à liberdade de expressão”. “Outras medidas podem ser tomadas”, acrescenta.

 

Em postagem anterior, ele registrou: “O que essas pessoas neste vídeo estavam fazendo de errado no QG Rural para que o governador Ibaneis determinasse sua remoção? Manifestação seguindo protocolos de saúde não desrespeita sequer o decreto distrital”.

 

Bolsonaro poupou a PM que executou a desocupação: “Sei que a PM cumpre ordens, mas surpreende negativamente essa ação”.

 

O acampamento tem o apoio do “Movimento Avança Brasil”, que se considera o maior movimento conservador do país.

 

Em nota, o GDF esclareceu o seguinte:

 

A Secretaria DF Legal informa que os manifestantes ocupavam área pública, na Esplanada dos Ministérios, o que não é permitido. Ainda, o Decreto nº 40.509/20, que trata de medidas de enfrentamento à pandemia, proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas em eventos que demandem a autorização prévia do GDF.

 

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) esclarece que as forças de segurança atuaram em apoio ao DF legal para desmontar os acampamentos irregulares, de acordo com a legislação local.

 

Houve diversas tentativas de negociação para a desocupação da área, mas não houve acordo. Os acampamentos foram desmontados sem confronto.