Operação Alto Luxo
Operação Alto Luxo Operação Alto Luxo

DRFV prende integrantes de perigosa quadrilha de roubo de cargas e adulteração de veículos

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS
Sob o comando do delegado Marco Aurélio Vergílio, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) desbaratou ontem (14/12), na Operação Alto Luxo, uma perigosa organização criminosa armada de roubos de caminhões e caminhonetes, muitas vezes com cargas de alto valor.

As mercadorias eram levadas para uma chácara em Planaltina, para distribuição no mercado formal, a preços mais baixos, depois que os motoristas eram rendidos.

Entre os bens roubados, havia cargas de bebidas alcoólicas, caixas de leite e até de alho. Uma das fraudes se dava com adulteração de veículos da marca e modelo de caminhões da frota do Exército Brasileiro, que não possuem placas vinculadas no registro da base nacional.

As cargas roubadas alimentavam um esquema lucrativo. Os produtos chegavam ao varejo, vendidos em mercados, e os veículos eram, muitas vezes, desmontados para retirada das peças, ou comercializados, depois de adulterados.

A equipe da DRFV prendeu 12 criminosos, apreendeu quatro armas de fogo, recuperou seis caminhões e um automóvel roubados.Um suspeito está foragido.

Os 13 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão foi cumpridos em São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Formosa, Novo Gama, Alvorada do Norte,  Ibotirama (BA) e Indaiatuba (SP).

Os roubos em regra ocorriam na BR 020 nas proximidades de Roda Velha, distrito de São Desidério/BA e Rosário, distrito de Correntina – BA e imediações, locais em que as vítimas eram abordadas enquanto dirigiam os veículos, alvos das ações criminosas.

Após serem rendidas, as vítimas eram levadas para o carro de apoio, enquanto um dos criminosos assumia a direção do veículo roubado. Em seguida, as vítimas permaneciam em uma região de mato isolada subjugadas por um dos criminosos, isso enquanto o objeto roubado era transportado até o Distrito Federal, mais precisamente até uma chácara situada na DF 105 em Planaltina/DF, local em que permanecia escondido.

Os investigados vão responder por participação em organização criminosa, roubo, receptação,  adulteração de sinal de veículo automotor, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e de uso permitido.

Veja galeria de fotos