Arapoanga Distrito Federal
Arapoanga Distrito Federal Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Arapoanga Distrito Federal

Distrito Federal pode ter nova região administrativa

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Notícias
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Ainda no clima do aniversário de Planaltina, celebrado nesta quarta-feira, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) recebeu do governador Ibaneis Rocha (MDB) sinal verde para iniciar as tratativas, entre a comunidade do bairro Arapoanga, para criação da nova Região Administrativa do DF. Será a 33ª. O bairro, hoje ligado a Planaltina, tem aproximadamente 45 mil moradores. Cláudio Abrantes imediatamente passou a mão no telefone e já movimenta essa discussão entre a população e lideranças locais, em que tem base eleitoral. Uma consulta pública deverá ser promovida. “O governador entende que é o momento de iniciar essa discussão, na qual estamos envolvidos desde o início”, disse Claudio Abrantes. O projeto ainda depende de aprovação na Câmara Legislativa e o debate deve levar em conta o custo-benefício da criação de cargos.

Previsão

Analista político com faro aguçado, Fernando Jorge Caldas Pereira, vítima da covid-19 nesta semana, deixou como última postagem no Facebook uma avaliação que hoje é quase consenso: “Moro não deveria ter aceito o cargo de ministro da Justiça”. A data: novembro de 2018.

Embate com o MP de Contas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) está em guerra com o Ministério Público de Contas do DF. Depois de ajuizar uma ação para impedir que os procuradores que atuam no Tribunal de Contas do DF requisitem informações diretamente ao governo, agora, a Procuradoria do DF impetrou ação direta de inconstitucionalidade questionando uma gratificação por substituição no MP de Contas.

No espaço

A paridade de salários da Polícia Civil com os da Polícia Federal foi pro espaço com a manutenção, pela Câmara dos Deputados, do veto do presidente Jair Bolsonaro à possibilidade de haver reajustes para áreas que atuam na linha de frente do combate à covid-19.

Elevador só acompanhado

Projeto de lei em tramitação na Câmara Legislativa proíbe no Distrito Federal o uso de elevadores públicos ou privados por criança ou pessoa com deficiência intelectual sem um acompanhante maior de 18 anos. A proposta, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), surgiu da tragédia do menino Miguel que morreu ao cair de um prédio, após usar elevador sozinho em Pernambuco.

A pergunta que não quer calar….

O projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro vai derrubar o ministro da Economia, Paulo Guedes?

Siga o dinheiro

R$ 586.975

Valor destinado à aquisição de veículos de passeio com motor 1.0 e 1.3 para serem utilizados pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal da Secretaria de Agricultura do DF.

SÓ PAPOS

“Carreatas no Brasil em favor da Lava-Jato. O legado da Lava-Jato é do povo brasileiro, que não admite corrupção, desvio de dinheiro público e impunidade”
Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz Sergio Moro

“Adoraria que um picareta como o Moro fosse candidato. Um cidadão que não tem coragem de olhar no olho das pessoas”
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva