Distrital Wellington Luiz é alvo de ação penal
Wellington Luiz deputado Crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press. Distrital Wellington Luiz é alvo de ação penal

Distrital Wellington Luiz (MDB) será presidente do Metrô

Publicado em CB.Poder

WALDER GALVÃO

 

O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz (MDB), será o presidente da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) a partir de 2019. O governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou o correligionário para o cargo nesta quinta-feira (22/11).

 

Wellington é policial civil aposentado e ocupou a presidência do sindicato da categoria por mais de 10 anos. Durante o mandato no Legislativo local, foi acusado de desviar dinheiro de uma emenda para bancar viagem na qual ele, a esposa e mais oito pessoas visitaram a Europa, em maio de 2012. Pelas supostas irregularidades, o parlamentar responde por dispensa ilegal de licitação e peculato. Na campanha, Ibaneis havia garantido que não convocaria réus para assumir cargos da própria gestão.

 

“Eu acompanhei bastante o mandato do Wellington. Ele sempre teve um excelente relacionamento com todos dentro do Metrô. É um grande parceiro político, bastante esclarecido”, disse Ibaneis. De acordo com o emedebista, o distrital será capaz de assumir a função e valorizar as áreas técnicas da Companhia, sem “armar o Metrô de forma política”.

 

O distrital garante que a escolha de Ibaneis não causará desgastes à gestão. “Sobre a ação que respondo, tenho a tranquilidade da inocência e a certeza da absolvição. Ainda não fui absolvido porque estou em uma instância diferente”, frisa. Wellington ainda ressalta que recebeu a notícia com felicidade e que, mesmo sem experiência na área, será um bom gestor para a Companhia. “Vamos deixar as portas do gabinete abertas e escutar todo mundo. Existem soluções para os problemas do Metrô. Brasília pode ser um exemplo”, comenta.

 

No plano de governo, Ibaneis comprometeu-se a melhorar a estrutura do transporte público do DF, com expansão do metrô para a Asa Norte e a ampliação do transporte sobre trilhos em Ceilândia e Samambaia, além da interligação com VLT e linhas de ônibus.