Por Arthur de Souza (interino) – Em meio à crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, por causa da aplicação de uma tarifa de 50%, por parte do presidente Donald Trump, sobre produtos brasileiros, o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) protocolou, na terça-feira, duas moções de louvor aos diplomatas norte-americanos John Jacobs e Tom Babiington, ligados à Embaixada dos EUA.
Motivo religioso
Porém, de acordo com o distrital, o real motivo das homenagens estão ligados à religião. “Semana passada participei de uma audiência na Embaixada dos EUA para mostrar o trabalho da nossa igreja”, relatou à coluna. “A ideia da moção de louvor veio de um dos meus bispos, pois ele ficou admirado pela forma como os embaixadores nos receberam. Conversamos durante cerca de duas horas”, detalhou o progressista.
Ibaneis aguarda decisão do STJ
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que vai manter o secretário de Economia, Ney Ferraz no cargo. “Ele fica até a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça)”, disse à coluna. Durante cumprimento de agenda, Ibaneis ressaltou que o acórdão do TJDFT tem uma falta de fundamentação muito grande. “Então, vou aguardar até o fim do ano e, depois, tomamos uma decisão”, observou. O secretário tem uma condenação pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Mas os advogados de Ferraz estão recorrendo.
Golpes em pessoas em idosas
O Tribunal de Contas da União (TCU) está disponibilizando, desde segunda-feira, um questionário on-line para entender como pessoas idosas, seus familiares e cuidadores percebem golpes digitais aplicados por telefone, mensagens eletrônicas ou aplicativos móveis. Para responder ao questionário, basta acessar o site (https://www.tcu.gov.br/pesquisa_idosos). A participação é anônima, e as perguntas abordam, principalmente, os hábitos digitais do respondente e situações em que possa ter havido tentativas de golpe.
Geração saúde
Quem tem adotado hábitos mais saudáveis é o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. O ex-deputado distrital entrou de vez na onda “geração saúde”, influenciado pela mulher, a médica Mariana Arraes (foto), famosa por cuidar da forma física da elite brasiliense. Além de eventos e reuniões, a rotina do secretário agora inclui treinos, alimentação regrada e medicações na clínica familiar. Tudo no melhor lifestyle de gabinete, que anda conquistando adeptos no alto escalão do GDF.
Puxador de votos
O Solidariedade sonha em lançar o ex-senador José Antônio Reguffe como candidato a deputado federal em 2026. A avaliação do partido é de que, mesmo fora da política, ele ainda tem “recall” suficiente para puxar uma bancada competitiva. A federação com o PRD pode ampliar as possibilidades de montagem da chapa. Entre os possíveis beneficiados com os votos do ex-senador está o advogado Everardo Gueiros, amigo do governador Ibaneis Rocha e nome cada vez mais presente nas rodas políticas, principalmente na companhia do próprio Reguffe. Gueiros também se filiou à legenda.
Recesso no plenário, movimento nos bastidores
O recesso parlamentar não significa pausa para a política. Longe dos holofotes do plenário, as articulações seguem a todo vapor no Distrito Federal. Pré-candidatos aproveitam o período para alinhar apoios, negociar espaço em partidos e ajustar estratégias para 2026. Embora os discursos sigam contidos, os movimentos têm se intensificado tanto no campo governista quanto na oposição. Até porque, ninguém quer ser pego de surpresa quando o jogo começar para valer…
Lançamento de livro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes vai lançar, em 6 de agosto, o livro Jurisdição Constitucional da liberdade para a liberdade. O evento de lançamento da obra ocorre na Biblioteca do STF, a partir das 18h.
Caravana judiciária
Depois de passar por Belém, Recife, Curitiba e Maceió, a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária faz sua próxima parada em Goiânia. O evento ocorre em 5 de agosto, às 18h, no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, além de diversas autoridades. O projeto tem apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), ambos vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A proposta da caravana é percorrer diversas capitais brasileiras, promovendo debate sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na duração dos processos, nos custos operacionais do Judiciário e na credibilidade do sistema judicial.

