Distrital critica comida “de causar nojo” de hospital

Publicado em Sem categoria

O deputado Chico Vigilante (PT) vai denunciar, ao Ministério Público e à Secretaria de Saúde, as condições dos alimentos do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Circula no Whatsapp um vídeo no qual uma mulher — supostamente uma servidora — critica a comida da empresa responsável por abastecer as unidades de saúde.

“A comida servida no hospital de Ceilândia pela empresa Sanoli está de causar nojo. Vou encaminhas mais esta denúncia ao Ministério Público e à Secretaria de Saúde para que eles tomem providências”, ataca o líder da bancada do PT na Câmara Legislativa.

Não é a primeira vez que o oposicionista mostra irregularidades na área. O petista era um dos principais críticos, no primeiro semestre, do trabalho do então secretário de Saúde João Batista de Sousa, que deixou o posto em julho e acabou trocado por Fábio Gondim.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que se trata de um caso isolado e pasta esclarece que “as refeições servidas aos funcionários e pacientes passam por avaliação de qualidade, realizada pela equipe de nutrição – nutricionistas ou técnicos em nutrição –, e só são liberadas para consumo após aprovação”.

Abaixo, o texto na íntegra.

A Secretaria de Saúde informa que já tem ciência do fato ocorrido e afirma que foi um caso isolado. A pasta esclarece que as refeições servidas aos funcionários e pacientes passam por avaliação de qualidade, realizada pela equipe de nutrição – nutricionistas ou técnicos em nutrição –, e só são liberadas para consumo após aprovação.

A Gerência de Nutrição irá investigar o caso e pedir esclarecimentos à Sanoli e à equipe de plantão do refeitório local.

A Saúde informa, ainda, que cerca de 800 mil refeições são servidas por mês, sendo 25% deste total para os servidores. Já a alimentação dos pacientes é preparada em uma cozinha dietética, seguindo os padrões prescritos para a necessidade de cada um.

Por fim, a Saúde ressalta que foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 19 de novembro o edital para contratação de empresa especializada em alimentação hospitalar”

A Sanoli também emitiu uma nota a respeito. Segundo a empresa, foi servida uma torna salgada como ceia no último dia 29. “Após a reclamação da funcionária, a nutricionista responsável serviu como segunda opção omelete com queijo”, afirma a empresa. E continua: “Assim que a diretoria tomou conhecimento do caso e do vídeo em questão, abriu uma sindicância interna para investigar o que teria ocorrido. Mesmo sem saber o que realmente aconteceu, a empresa já se desculpa com a servidora pelo fato de não ter gostado da refeição. A empresa com mais de 40 anos no mercado sempre forneceu alimentação diária de qualidade para servidores, acompanhantes e pacientes, e tomará as devidas providências com relação ao caso”, diz o documento.