CLDF fachada - concurso da Câmara legislativa
CLDF fachada - concurso da Câmara legislativa Crédito: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press CLDF fachada - concurso da Câmara legislativa

Distritais se unem em defesa do Fundo Constitucional

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

Distritais se juntaram para criar uma frente parlamentar em defesa do Fundo Constitucional do DF. No requerimento, de autoria de 11 deputados, os parlamentares citam investidas contra os recursos atualmente destinados para a capital, como a PEC da deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ) que determina a divisão dos valores entre DF e Rio de Janeiro. No requerimento, os distritais reconhecem que o assunto está na alçada do Congresso Nacional, mas destacam que, pelo tamanho reduzido da bancada do DF em relação as de outros estados, é preciso unir forças na articulação. Os recursos bancam salários da segurança pública e ajudam no custeio da saúde e da educação. Para 2020, a previsão é de que o DF receba R$ 15,7 bilhões do Fundo.

Contra privatizações no DF

Outra movimentação em andamento na Câmara Legislativa tem o objetivo de tentar barrar a privatização de estatais do DF, como a CEB e a Caesb. Hoje, deputados lançam, em solenidade, uma frente para debater o tema. A iniciativa foi proposta pelos parlamentares de oposição Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL) e Arlete Sampaio (PT), mas também participam do grupo Agaciel Maia (PL), Leandro Grass (Rede), Reginaldo Veras (PDT), Reginaldo Sardinha (Avante) e Roosevelt Vilela (PSB).

Aumentos iguais

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) aproveitou uma visita ao Palácio do Planalto na terça-feira para falar sobre os aumentos para as polícias militar e civil do DF com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em vídeo divulgado ontem, ele reafirma a preferência por reajustes iguais para as duas corporações. “O que eu acho que seria ideal é, a não ser que tenha um acordo entre eles, o mesmo percentual de reajuste e a gente encaminha ao Congresso”, disse Bolsonaro. A parlamentar defende que os pedidos de reajuste sejam encaminhados ao mesmo tempo, mas ressalva que em relação ao percentual é preciso considerar as particularidades de cada categoria. “Minha luta é que os reajustes, respeitando suas eventuais diferenças, sejam encaminhados juntos”, diz.

Troca de comando

Na política partidária, quem tem mandato naturalmente tem mais força. Foi o que ocorreu com Celina Leão (PP). Eleita deputada federal em 2018, ela assumiu, ontem, o comando do PP-DF no lugar do ex-deputado federal Rôney Nemer, atualmente sem cargo eletivo.

Siga o dinheiro

R$ 245.150,11

Contrato firmado pela Secretaria de Esporte com empresa especializada para serviços de limpeza, tratamento e conservação de piscinas de Centros Olímpicos, com vigência de 1 ano.

Janot pede licença da OAB

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu licença da Ordem dos Advogados do Brasil. A solicitação foi protocolada na seccional do DF e ocorre no momento em que a entidade avaliava duas representações pedindo a suspensão da carteira de Janot. Os pedidos foram feitos pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), motivados pelas declarações de Janot afirmando que entrou armado no Supremo Tribunal Federal com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e depois tirar a própria vida. Caberá ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF decidir se o licenciamento influenciará nos processos em andamento.

W3 do Lazer

O GDF começou os estudos para avaliar a viabilidade de fechar a W3 Sul nos fins de semana. Assim, a avenida ficaria, nesses dias, voltada somente para o lazer e o comércio, a exemplo do que ocorre no Eixão aos domingos. A ideia, do governador Ibaneis Rocha, será estudada por um grupo comandado pelo secretário de Governo, José Humberto Pires.

Só papos

“Eu tenho prazo? Até 31 de dezembro de 2026, eu assino”

Presidente Jair Bolsonaro, em fala sobre assinatura do diploma do prêmio Camões, concedido em 2019 a Chico Buarque

“A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões”

Chico Buarque, cantor, compositor e escritor