Distritais reassumem cargos na Mesa Diretora, mas Celina Leão continua afastada

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa apresenta, a partir desta quinta-feira (19/10), uma nova composição. A decisão do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), anunciada na última terça-feira, garantiu o retorno de três deputados afastados à cúpula do Legislativo local. Assim, os titulares Raimundo Ribeiro (PPS), Julio Cesar (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR) retomam, respectivamente, a liderança da 1°, 2° e 3° secretaria da Mesa.

 

Os suplentes Agaciel Maia (PR), Lira (PHS) e Rodrigo Delmasso (PTN) deixam os referidos postos. A presidente afastada, Celina Leão (PPS), teve o recurso negado no TJDFT e não pode voltar ao cargo mais alto da Casa. Ela recorrerá aos tribunais superiores. Portanto, Juarezão (PSB) permanece na presidência do Legislativo local. Liliane Roriz (PTB) renunciou à vice-presidência da Câmara em 17 de agosto. A cadeira permanecerá vaga até a próxima eleição da Mesa, prevista para dezembro deste ano.

 

A Mesa Diretora titular foi afastada por ordem do TJDFT em 23 de agosto, para que os integrantes “não interferissem nas investigações da Drácon”. A ação, deflagrada pelo Ministério Público do DF e Territórios e pela Polícia Civil, investiga uma suposta articulação entre a cúpula da Casa e o distrital Cristiano Araújo (PSD), motivada pelo intuito de utilizar emenda parlamentar para o pagamento de dívidas com UTIs, mediante cobrança de propina.

 

Confira como ficou a configuração da Mesa Diretora:

Juarezão (PSB) – Presidente
Raimundo Ribeiro (PPS) – 1° Secretário
Júlio César (PRB) – 2° Secretário
Bispo Renato Andrade (PR) – 3° Secretário