Os deputados distritais decidiram, durante a reunião dos líderes de blocos da Câmara Legislativa desta terça-feira (27), não votar nenhum projeto de lei (PL). Apenas manutenções ou derrubadas de vetos serão apreciados no plenário durante a tarde, além da posse de Roosevelt Vilela (PSB), suplente de Joe Valle (PDT) — que trocou a Casa pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O acordo era colocar matérias de interesse do Executivo, como vendas de terrenos e imóveis, em pauta caso o GDF apresentasse calendário de reajustes a 32 categorias, concedidos durante a gestão Agnelo Queiroz (PT), mas ainda não concedidos por falta de dinheiro, segundo o governo. Com a insatisfação dos sindicalistas, porém, o parlamento local mudou o discurso.
“O governo segue articulando na tentativa de aprovar os projetos, que são imprescindíveis para pagarmos os reajustes no ano que vem”, afirmou o subsecretário de Relações Legislativas, Sérgio Nogueira. Apesar disso, os deputados de oposição mantêm a obstrução à pauta — assinada por três líderes: Chico Vigilante, do PT; Wellington Luiz, do PMDB; e Bispo Renato Andrade (PR), da Minoria. Os distritais da base e independentes, mesmo sem firmar nenhum documento, seguem a mesma linha.
A decisão acontece apesar de a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Casa ter aprovado, horas antes da reunião, projeto que liquida a Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB), transfere funcionários para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (Emater-DF) e cria condições para a venda de 13 terrenos da empresa. O GDF visa arrecadar cerca de R$ 90 milhões com isso.
Nem a posse do primeiro correligionário do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na Câmara dá jeito nas relações entre Executivo e Legislativo locais.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…