A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (13/08), o projeto de lei que cria a região administrativa Pôr do Sol/Sol Nascente, com o sinal verde de 21 distritais e três ausências. Dessa forma, as áreas serão desmembradas de Ceilândia, cidade mais populosa do Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve sancionar o texto em sessão do projeto Câmara Mais Perto de Você, nesta quinta-feira (14). O líder comunitário Goudim Carneiro comandará a nova administração regional.
De acordo com a exposição de motivos da proposição, protocolada pelo Executivo local em abril, a criação da região visa “atender os propósitos relativos à descentralização administrativa, utilização racional de recursos para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida na cidade”. “Inserindo-se em um novo modelo de gestão, que tem como prioridade e efetiva atenção aos cidadãos”, destaca o texto.
Em nota técnica anexada à proposta, a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) defendeu a separação com base em dados socioeconômicos e demográficos. “Destaca-se o caráter de maior vulnerabilidade — menor frequência escolar, renda e piores condições de esgotamento sanitário, coleta de lixo e saneamento urbano — de Pôr do Sol/Sol Nascente, que as diferem de Ceilândia”, destaca o texto.
O projeto de lei estabelece a transferência de parte do acervo patrimonial e do quantitativo de servidores da administração regional de Ceilândia para a unidade da nova cidade.
Na avaliação da proposta, em sessão do projeto Câmara Mais Perto de Você, distritais elogiaram a criação da 32ª região administrativa. Entretanto, ressaltaram que a medida deve ser atrelada a obras e políticas públicas. “Não adianta termos apenas um prédio de administração, sem Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas, creches, praças, cultura e emprego na cidade”, pontuou Leandro Grass (Rede).
Líder da oposição, Fábio Félix (PSol) afirmou que o papel dos parlamentares será o de não deixar a iniciativa virar letra-morta. “As leis precisam ter um significado na vida das pessoas. E, para melhorar a vida da população, é necessário implementar asfaltamento, saneamento”, defendeu.
Na tribuna, o líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (PDT), contra-atacou e declarou que o projeto não está envolto em populismo. “Temos autorização do Buriti para dizer que a licitação da unidade básica de saúde do Pôr do Sol/Sol Nascente virá ainda neste ano. E, a pedido de Chico Vigilante, acabo de falar com o presidente da Novacap, que confirmou o retorno das máquinas para a conclusão das obras do Trecho 3”, anunciou.
Em janeiro, ao assumir o Palácio do Buriti, Ibaneis chegou a anunciar a criação de três regiões administrativas — Arapoanga, Arniqueiras e Pôr do Sol/Sol Nascente — por meio de decreto. Contudo, recuou. Isso porque a iniciativa precisa passar pelo crivo da Câmara Legislativa, conforme estabelece a Lei Orgânica do DF.
O GDF ainda não enviou ao Legislativo local os textos que separam Arapoanga de Planaltina e Arniqueiras de Águas Claras. Este segundo deve chegar ainda nesta semana, pois recebeu o sinal verde do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) na última quinta-feira.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…