ISA STACCIARINI
O Legislativo local adiou para 13 e 14 de agosto a análise do projeto de lei que cria a região administrativa do Setor Habitacional Sol Nascente e do Pôr do Sol. A deliberação ocorrerá nas sessões da Câmara Mais Perto de Você. “Vamos levar essa votação importante para ser realizada perto da comunidade com a participação dos moradores”, argumentou o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB).
A votação da proposta estava prevista para esta terça-feira (25/6), o que levou dezenas de moradores da região à Câmara Legislativa no início da tarde. Aproximadamente 200 pessoas aguardavam para entrar na Casa. Entre eles, estavam líderes comunitários e prefeitos de quadras. O grupo levou faixas, cartazes, fogos de artifício e trio elétrico. Com gritos, pedia a instituição da região administrativa e melhorias nas áreas de educação, saúde e segurança, além de cobrar a presença de parlamentares com falas de “cadê os deputados?”.
Um dos representantes do movimento, Firmino José Alves, 45 anos, ressaltou a necessidade de serviços públicos na região. “Queremos dignidade para uma cidade que tem 120 mil habitantes e acabar com o mito que se criou de ser a maior favela da América Latina”, reforçou.
Ele ainda enfatizou que a proposição trata-se de uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB). “Já são seis meses de governo e lutamos para a consolidação da nossa cidade como região administrativa”, disse.
Por volta das 13h, os moradores almoçavam pratos de galinhada, distribuídas em marmitas de isopor. Policiais acompanhavam a movimentação em uma fila, em frente à sede do legislativo local.
Às 13h20, o deputado Jorge Viana (Podemos) saiu da Casa e se encontrou com os moradores. Ele tirou fotos com os manifestantes e almoçou uma das marmitas entregues pelos ativistas. O parlamentar disse ser favorável a criação da região administrativa. “Sou um apoiador do movimento e um voto favorável. Venho da força popular e sei que quando a população se une pedindo apoio para uma causa os deputados atendem”, destacou.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…