Distritais adiam votação do projeto que cria região administrativa do Sol Nascente e do Pôr do Sol

Compartilhe

ISA STACCIARINI

O Legislativo local adiou para 13 e 14 de agosto a análise do projeto de lei que cria a região administrativa do Setor Habitacional Sol Nascente e do Pôr do Sol. A deliberação ocorrerá nas sessões da Câmara Mais Perto de Você. “Vamos levar essa votação importante para ser realizada perto da comunidade com a participação dos moradores”, argumentou o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB).

A votação da proposta estava prevista para esta terça-feira (25/6), o que levou dezenas de moradores da região à Câmara Legislativa no início da tarde. Aproximadamente 200 pessoas aguardavam para entrar na Casa. Entre eles, estavam líderes comunitários e prefeitos de quadras. O grupo levou faixas, cartazes, fogos de artifício e trio elétrico. Com gritos, pedia a instituição da região administrativa e melhorias nas áreas de educação, saúde e segurança, além de cobrar a presença de parlamentares com falas de “cadê os deputados?”.

Um dos representantes do movimento, Firmino José Alves, 45 anos, ressaltou a necessidade de serviços públicos na região. “Queremos dignidade para uma cidade que tem 120 mil habitantes e acabar com o mito que se criou de ser a maior favela da América Latina”, reforçou.

Ele ainda enfatizou que a proposição trata-se de uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB). “Já são seis meses de governo e lutamos para a consolidação da nossa cidade como região administrativa”, disse.

Por volta das 13h, os moradores almoçavam pratos de galinhada, distribuídas em marmitas de isopor. Policiais acompanhavam a movimentação em uma fila, em frente à sede do legislativo local.

Às 13h20, o deputado Jorge Viana (Podemos) saiu da Casa e se encontrou com os moradores. Ele tirou fotos com os manifestantes e almoçou uma das marmitas entregues pelos ativistas. O parlamentar disse ser favorável a criação da região administrativa. “Sou um apoiador do movimento e um voto favorável. Venho da força popular e sei que quando a população se une pedindo apoio para uma causa os deputados atendem”, destacou.

Ana Viriato

Posts recentes

  • CB.Poder

“A causa animal é ativo universal”, diz chefe da Proteção Animal da SSP/DF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Como começou seu envolvimento com a proteção…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Congresso terá R$ 37,8 bilhões para gastar com emendas impositivas

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  O Orçamento da União para 2026 prevê…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Disputa à reeleição na Câmara Legislativa será acirrada

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Professora da UnB é condenada por racismo contra aluno da medicina

A 5ª Vara Criminal de Brasília condenou uma professora da UnB pela prática de crime…

5 dias atrás
  • CB.Poder

Rosso desiste da política

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Ex-governador e ex-deputado federal, Rogério Rosso, hoje diretor da Agência Reguladora…

5 dias atrás
  • CB.Poder

Coordenador da Operação Caixa de Pandora assume superintendência regional da PF no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Apontado como técnico e com bom trânsito institucional, o novo superintendente…

5 dias atrás