Disputa à reeleição na Câmara Legislativa será acirrada

Publicado em CB.Poder

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos 

Dos 24 deputados distritais da atual legislatura, 20 vão concorrer à reeleição. Quatro vão tentar um novo projeto. É o caso dos deputados Daniel Donizet (MDB), Fábio Félix (PSol) e Thiago Manzoni (PL) são pré-candidatos a deputado federal. Paula Belmonte (PSDB) está no páreo ao Palácio do Buriti.

Veja a seguir o levantamento:

Jaqueline Silva: vai disputar um novo mandato de deputada distrital. Está filiada ao MDB e deve seguir no grupo de Celina Leão (PP) e Ibaneis Rocha. Sua principal área de atuação é a educação.

Daniel Donizet: foi do PL e agora está no MDB. De deputado distrital, ele agora quer tentar uma vaga de federal. Tem a bandeira da proteção dos pets.

Roosevelt Vilela: vai concorrer à reeleição. Da base dos bombeiros do DF, o distrital que se elegeu pela primeira vez pelo PSB adotou discurso mais conservador no PL.

Rogério Morro da Cruz: está no PRD e deve concorrer a novo mandato de distrital. Como o partido está sob a presidência de Lucas Kontoyanis, do grupo político que apoia José Roberto Arruda, o distrital de Sao Sebastião tem sido cortejado por partidos da base de Ibaneis.

Hermeto: está no MDB e deve continuar no partido. Líder do governo Ibaneis na Câmara Legislativa, ele está engajado na eleição da vice-governadora Celina Leão. Tem base principalmente entre policiais militares, sua origem.

Jorge Vianna: vai concorrer a novo mandato de deputado distrital com discurso voltado à saúde. Ele está filiado ao PSD, mas recebeu convite para ingressar no Republicanos, para permanecer na base de Ibaneis.

Martins Machado: vai concorrer a novo mandato de deputado distrital pelo Republicanos. Tem base evangélica. Vai disputar em dobradinha com o deputado federal Julio César Ribeiro que também vai buscar novo mandato.

Chico Vigilante: concorrerá à reeleição pelo PT. Também vai se engajar na campanha do presidente Lula ao quarto mandato. Ele defende candidatura própria do PT ao Palácio do Buriti.

João Cardoso: está se preparando para concorrer a novo mandato de deputado distrital. Ele foi eleito pelo Avante, mas também estuda convites para ingressar em outros partidos, como o União Brasil. É ligado à Igreja Católica.

Fábio Félix: foi o deputado distrital mais votado na última eleição. Agora parte para uma candidatura a deputado federal. É do PSol e tem bandeira LGBT. Já anunciou apoio à candidatura de Erika Kokay ao Senado.

Max Maciel: busca segundo mandato pelo PSol. Acredita que ainda tem muito o que fazer na Câmara Legislativa, onde atua com foco principalmente na área de transporte e mobilidade.

Thiago Manzoni: é filiado ao PL. Busca mandato de deputado federal com discurso conservador em dobradinha com sua mentora, a deputada federal Bia Kicis (PL), que deve concorrer ao Senado.

Joaquim Roriz Neto: tem o legado politico e o nome do ex-governador Joaquim Roriz e vai se candidatar novamente a deputado distrital pelo PL, embora aliados incentivem uma candidatura a deputado federal.

Dayse Amarilio: filiada ao PSB, busca o segundo mandato na Câmara Legislativa. Ela tem foco na defesa de melhorias para a enfermagem, sua profissão.

Robério Negreiros: também deve mudar de partido. Está filiado ao PSD, mas deve migrar para o Podemos e disputar a reeleição. Tem discurso voltado ao setor empresarial e apostado na defesa dos pets.

Doutora Jane: migrou recentemente para o Republicanos, partido no qual deverá concorrer ao segundo mandato. Tem foco na defesa das mulheres e da segurança pública.

Eduardo Pedrosa: é filiado ao União Brasil e deve concorrer ao segundo mandato. Seu nome já foi cogitado para cargo majoritário, mas esse projeto deve ficar para mais para frente.

Pepa: é filiado ao PP e está em busca do segundo mandato de deputado distrital. É um dos aliados da vice-governadora Celina Leão.

Pastor Daniel de Castro: filiado ao PP, também está em pré-campanha a deputado distrital. Tem o discurso conservador e evangélico.

Gabriel Magno: é pré-candidato a deputado distrital. Busca o segundo mandato na Câmara Legislativa. Tem bandeira ligada à educação e discurso de oposição à Câmara Legislativa.

Wellington Luis: é presidente da Câmara Legislativa e vai concorrer a novo mandato de deputado distrital pelo MDB. Pode até se manter na posição de presidente da CLDF se Celina Leão for eleita governadora.

Iolando: vai disputar a reeleição pelo MDB. Ele tem um trabalho voltado para a defesa de pessoas com deficiência. É aliado do governador Ibaneis Rocha.

Ricardo Vale: vice-presidente da Câmara Legislativa, vai tentar novo mandato de deputado distrital. Também tem investido na defesa dos pets, além de temas como serviço público.

Paula Belmonte: se elegeu pelo Cidadania, mas acaba de se filiar ao PSDB e deve concorrer ao Palácio do Buriti. O projeto tem o apoio do comando nacional do partido.