0104km_16-35916984 Kayo Magalhães/CB/D.A Press

Dia do Pedestre será comemorado anualmente no DF em 8 de agosto

Publicado em Eixo Capital, GDF

Por Ana Maria Campos — O Distrito Federal vai comemorar o Dia do Pedestre, anualmente, em 8 de agosto. A data comemorativa foi criada pela Lei nº 7.542, publicada, ontem, no Diário Oficial do DF. A nova lei, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, institui o Estatuto do Pedestre, documento que é destinado a regular a cidade para pessoas e tem como um dos objetivos desenvolver ações voltadas à melhoria da infraestrutura para pedestres.

—–

Mais abrigos contra o frio

Com o frio, crescem os atendimentos do governo à população em situação de rua. Em uma semana, os espaços públicos abertos para abrigar quem não tem casa prestaram mais de mil atendimentos. Foram registrados 1.012 acolhimentos nos abrigos da Ação contra o Frio — número que, somado ao que já foi feito pela campanha desde seu início, chega a 4.258.

—–

Conheça seu par

O governador Ibaneis Rocha sancionou lei que torna obrigatória a divulgação de sites e sistemas para consulta de antecedentes criminais de terceiros. A iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), conhecida como “Conheça seu Par”, possibilita que mulheres verifiquem registros de violência doméstica antes de iniciar um relacionamento. A norma entra em vigor em 60 dias.

—–

Aplicativo de transporte para deficientes visuais

Entrou em vigor a lei que obriga o Distrito Federal a implementar aplicativo móvel voltado para pessoas com deficiência visual, com previsão de chegada dos ônibus em tempo real e recursos de comandos de voz para orientação do trajeto. A nova lei determina que o aplicativo seja disponibilizado gratuitamente em lojas virtuais de aplicativos móveis. O autor da lei é o deputado Iolando (MDB).

—–

Dia de trocar alianças

No próximo sábado, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e seu companheiro, Carlos Frederico da Silva, vão oficializar a união de seis anos em uma cerimônia emocionante. Com 200 convidados, o casamento tem entre padrinhos a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, e a ministra da Gestão, Esther Dweck. A celebração será conduzida pelo Padre Gege, na Paróquia Santa Bernadete, em Bonsucesso, conhecido por seus sermões de resistência e pela amizade com a família.

—–

A pergunta que não quer calar

A renúncia de Joe Biden vai provocar uma reviravolta no favoritismo de Donald Trump, provocado pelo atentado da semana passada, com a entrada no páreo da antítese do republicano, Kamala Harris?

—–

Siga o dinheiro

R$ 1.169.493.237,60 — Foi o montante pago até o momento pelo Governo do Distrito Federal para empresas do transporte público coletivo. Em sete meses, o repasse corresponde a 77% do valor transferido no ano passado e 86% do total de 2022.

—–

Só Papos

“Se o cara é corintiano, tudo bem, como eu, mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente”

Presidente Lula 

“Que o Lula falava demais, isso já sabíamos, mas ‘nunca antes na história desse país’ ele conseguiu dar tantos tropeços e gafes em tão pouco tempo!”

Deputado distrital Thiago Manzoni (PL)