image

DF tem uma bancada no xadrez

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A Operação  Paratenaico, deflagrada hoje (23/05) pela Polícia Federal, criou uma situação inusitada na política do Distrito Federal. Com a prisão temporária dos ex-governadores José Roberto Arruda (PR)!e Agnelo Queiroz (PT), e do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), a capital do país tem hoje uma bancada com seis políticos eleitos para cargos majoritários atrás das grades.

Os três presos nesta manhã se somam a outros três que cumprem pena.

São dois ex-governadores, Agnelo e Arruda, acusados de desvios da obra do estádio Nacional Mané Garrincha e dois ex-governadores, Filippelli e Benedito Domingos (PP), condenado por fraude a licitação. Por causa da idade, Benedito recebeu autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cumprir a pena em casa.

O ex-senador Gim Argello está na cadeia há um ano . Ele foi preso preventivamente na Operação Vitória de Pirro, um desdobramento da Lava-Jato, e já tem condenação proferida pelo juiz Sergio Moro. Gim foi condenado a 19 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e obstrução à investigação. Ele cobrava propina de empresas investigadas na CPI da Petrobras para blindá-las.

Luiz Estevão,  o primeiro senador cassado da história, cumpre pena de 26 anos de prisão no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda, por corrupção.