Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu a cúpula do governo para uma confraternização de fim de ano, na residência oficial de Águas Claras. Segundo relato de secretários, Ibaneis estava descontraído e disse com bastante ênfase que está muito satisfeito com a equipe. O jantar, com cardápio para todos os gostos, foi preparado pela cozinha da residência oficial: salada verde, arroz branco; salmão, filé ao molho madeira e leitoa à pururuca. Em seis anos de governo, essa foi a reunião de fim de ano em que o governador se mostrou mais feliz, apesar de toda a tensão em torno do projeto que trata das mudanças na forma de correção do Fundo Constitucional do DF.
A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros, eleita pela revista Forbes como a 18ª mulher mais poderosa do mundo, única brasileira na lista, é superquerida pelos colegas. Na semana passada, ela recebeu uma homenagem da diretoria pela passagem de seu aniversário e falou de sua trajetória de determinação. Ela completou 46 anos na última quarta-feira e está no momento de grande sucesso profissional. Funcionária de carreira do BB, a paraibana foi feirante e professora antes de prestar concurso. Marca o banco por ser a a primeira mulher, em dois séculos de história, a chegar à presidência.
O discurso de posse do promotor Georges Seigneur no segundo mandato como procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios e na presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais foi marcado por forte emoção. Ele quase não conseguia falar quando se referiu à família: a mãe, a mulher, os filhos, a sogra e a cunhada presentes no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Citando a escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir, ele disse: “Todas as vitórias ocultam uma abdicação”. Ele ainda citou trecho traduzido da música de Elvis Presley, gravada pela dupla britânica Pet Shop Boys: “Talvez eu não tenha amado vocês tão bem quanto de costume, mas saibam que vocês sempre estiveram e estão na minha mente”.
O procurador José Eduardo Sabo Paes toma posse, na próxima segunda-feira, no quarto mandato como procurar distrital dos Direitos do Cidadão. Sabo tem sido muito atuante no cargo, desde o primeiro mandato, e teve participação importante na pandemia como um fiscal dos serviços de saúde. Entre outras várias atividades, trabalhou nos últimos meses em vistorias do estádio Mané Garrincha, para a segurança dos jogos e dos espetáculos, e da obra do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
José Eduardo Sabo, diz que o momento agora é de focar no social. “O meu desafio e propósito é contribuir para que Brasília seja uma cidade moderna, que seja uma cidade acolhedora, educadora, com espaços que incentivem as pessoas a conhecê-la e se sintam bem aqui”, disse à coluna. O procurador acrescentou: “Outro aspecto é que seja uma cidade inteligente e aqui sejam desenvolvidas ferramentas de transporte urbano, incentivando sempre a participação social, para que a cidade seja mais justa. Nos últimos anos, eu procurei apoiar e acompanhar grandes sistemas de drenagem, grandes obras, reformas dos espaços e agora temos de ter um olhar mais social. Estou vendo acontecer e espero que seja uma tônica de integração no Ministério Público e entre os gestores”.
O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, é o grande vitorioso nas eleições da seccional deste ano. Depois de dois mandatos, conseguiu fazer seu sucessor, o advogado Paulo Maurício Siqueira, o Poli, seu amigo e aliado na Ordem — secretário-geral da entidade. Além disso, foi eleito conselheiro federal e chega à OAB Nacional, a partir de 2025, com chance de ocupar um cargo importante.
Advogados especialistas em direito imobiliário, urbanístico e ambiental, Fernando Dantas e Juliana Lucas lançam amanhã, a partir das 17h, seus novos livros no Restaurante Nau Frutos do Mar. Fernando Dantas apresentará a obra intitulada Propriedade Imobiliária nas Cidades: O Caos e a Criação de Espaços Urbanos. No livro, ele aborda os desafios da urbanização brasileira, destacando a importância de políticas de planejamento territorial e regularização fundiária. Com foco em soluções práticas, Dantas discute a função social da propriedade e a necessidade de garantir um crescimento urbano equilibrado e inclusivo. Já Juliana Lucas lançará o livro Regularização Fundiária: Reurb por Mulheres, que reúne contribuições de diversas profissionais e é resultado do 1º Congresso Nacional de Regularização Fundiária — Reurb por Mulheres. A obra enfatiza a relevância da atuação feminina na regularização fundiária e na construção das cidades, apresentando práticas e metodologias para o setor. Juliana defende que a regularização fundiária urbana não deve se limitar à entrega de títulos de propriedade, mas também promover a inclusão social e o desenvolvimento urbano sustentável. O evento conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRI), do Instituto de Direito Urbanístico de Brasília (IDUB) e do Instituto de Direito Público (IDP).
Com a ocorrência de lesão em animais de estimação que circulam em compras com seus tutores, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou às administrações de shoppings centers e estabelecimentos similares que adotem providências, em caráter de urgência, quanto ao uso de escadas rolantes.
A recomendação foi elaborada com base em acidentes graves. Em alguns casos, os pets tiveram a pata decepada nas escadas rolantes. Entre as providências, está a capacitação dos agentes de segurança e demais funcionários para que orientem os consumidores a sempre levarem seus cães e gatos no colo quando utilizarem escadas rolantes e, caso não seja possível, que optem por utilizar escadas tradicionais ou mesmo elevadores.
Ao deixar a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Bruno Dantas…
ANA MARIA CAMPOS O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (12) a indicação de três…
ANA MARIA CAMPOS Em sessão do Tribunal de Contas do Distrito Federal, desta quinta-feira (11),…
Coluna Eixo Capital publicada em 11 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Será…
Da coluna Eixo Capital/ANA MARIA CAMPOS Se as regras defendidas pelo ministro da Fazenda, Fernando…
Coluna Eixo Capital publicada em 6 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Enquanto…