Confraternização de Natal do governador Ibaneis Rocha com a equipe
Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu a cúpula do governo para uma confraternização de fim de ano, na residência oficial de Águas Claras. Segundo relato de secretários, Ibaneis estava descontraído e disse com bastante ênfase que está muito satisfeito com a equipe. O jantar, com cardápio para todos os gostos, foi preparado pela cozinha da residência oficial: salada verde, arroz branco; salmão, filé ao molho madeira e leitoa à pururuca. Em seis anos de governo, essa foi a reunião de fim de ano em que o governador se mostrou mais feliz, apesar de toda a tensão em torno do projeto que trata das mudanças na forma de correção do Fundo Constitucional do DF.
A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros, eleita pela revista Forbes como a 18ª mulher mais poderosa do mundo, única brasileira na lista, é superquerida pelos colegas. Na semana passada, ela recebeu uma homenagem da diretoria pela passagem de seu aniversário e falou de sua trajetória de determinação. Ela completou 46 anos na última quarta-feira e está no momento de grande sucesso profissional. Funcionária de carreira do BB, a paraibana foi feirante e professora antes de prestar concurso. Marca o banco por ser a a primeira mulher, em dois séculos de história, a chegar à presidência.
O discurso de posse do promotor Georges Seigneur no segundo mandato como procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios e na presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais foi marcado por forte emoção. Ele quase não conseguia falar quando se referiu à família: a mãe, a mulher, os filhos, a sogra e a cunhada presentes no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Citando a escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir, ele disse: “Todas as vitórias ocultam uma abdicação”. Ele ainda citou trecho traduzido da música de Elvis Presley, gravada pela dupla britânica Pet Shop Boys: “Talvez eu não tenha amado vocês tão bem quanto de costume, mas saibam que vocês sempre estiveram e estão na minha mente”.
O procurador José Eduardo Sabo Paes toma posse, na próxima segunda-feira, no quarto mandato como procurar distrital dos Direitos do Cidadão. Sabo tem sido muito atuante no cargo, desde o primeiro mandato, e teve participação importante na pandemia como um fiscal dos serviços de saúde. Entre outras várias atividades, trabalhou nos últimos meses em vistorias do estádio Mané Garrincha, para a segurança dos jogos e dos espetáculos, e da obra do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
José Eduardo Sabo, diz que o momento agora é de focar no social. “O meu desafio e propósito é contribuir para que Brasília seja uma cidade moderna, que seja uma cidade acolhedora, educadora, com espaços que incentivem as pessoas a conhecê-la e se sintam bem aqui”, disse à coluna. O procurador acrescentou: “Outro aspecto é que seja uma cidade inteligente e aqui sejam desenvolvidas ferramentas de transporte urbano, incentivando sempre a participação social, para que a cidade seja mais justa. Nos últimos anos, eu procurei apoiar e acompanhar grandes sistemas de drenagem, grandes obras, reformas dos espaços e agora temos de ter um olhar mais social. Estou vendo acontecer e espero que seja uma tônica de integração no Ministério Público e entre os gestores”.
O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, é o grande vitorioso nas eleições da seccional deste ano. Depois de dois mandatos, conseguiu fazer seu sucessor, o advogado Paulo Maurício Siqueira, o Poli, seu amigo e aliado na Ordem — secretário-geral da entidade. Além disso, foi eleito conselheiro federal e chega à OAB Nacional, a partir de 2025, com chance de ocupar um cargo importante.
Advogados especialistas em direito imobiliário, urbanístico e ambiental, Fernando Dantas e Juliana Lucas lançam amanhã, a partir das 17h, seus novos livros no Restaurante Nau Frutos do Mar. Fernando Dantas apresentará a obra intitulada Propriedade Imobiliária nas Cidades: O Caos e a Criação de Espaços Urbanos. No livro, ele aborda os desafios da urbanização brasileira, destacando a importância de políticas de planejamento territorial e regularização fundiária. Com foco em soluções práticas, Dantas discute a função social da propriedade e a necessidade de garantir um crescimento urbano equilibrado e inclusivo. Já Juliana Lucas lançará o livro Regularização Fundiária: Reurb por Mulheres, que reúne contribuições de diversas profissionais e é resultado do 1º Congresso Nacional de Regularização Fundiária — Reurb por Mulheres. A obra enfatiza a relevância da atuação feminina na regularização fundiária e na construção das cidades, apresentando práticas e metodologias para o setor. Juliana defende que a regularização fundiária urbana não deve se limitar à entrega de títulos de propriedade, mas também promover a inclusão social e o desenvolvimento urbano sustentável. O evento conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRI), do Instituto de Direito Urbanístico de Brasília (IDUB) e do Instituto de Direito Público (IDP).
Com a ocorrência de lesão em animais de estimação que circulam em compras com seus tutores, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou às administrações de shoppings centers e estabelecimentos similares que adotem providências, em caráter de urgência, quanto ao uso de escadas rolantes.
A recomendação foi elaborada com base em acidentes graves. Em alguns casos, os pets tiveram a pata decepada nas escadas rolantes. Entre as providências, está a capacitação dos agentes de segurança e demais funcionários para que orientem os consumidores a sempre levarem seus cães e gatos no colo quando utilizarem escadas rolantes e, caso não seja possível, que optem por utilizar escadas tradicionais ou mesmo elevadores.
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…