CBPFOT040220151125 04/02/2015. Crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil.

Deputados recuam em projeto que visa impedir derrubadas na orla

Publicado em Sem categoria

Após repercussão positiva às derrubadas na orla do Lago Paranoá, os distritais — que tentaram impedir a ação da Agência de Fiscalização (Agefis) no bairro nobre — recuaram. Um projeto de decreto legislativo (PDL), de autoria de vários deputados e assinado por 13 parlamentares, não deve progredir na pauta. A proposição visava diminuir o limite, estabelecido em até 30 metros da margem, a ser desocupado.

Um dos idealizadores da proposta, Wellington Luiz (PMDB) lamentou a perda de força da matéria e o início da desobstrução. “Acredito que (o projeto) não vá para frente. A boa repercussão ao governo fez alguns distritais balançarem. O PDL era de vários deputados: do PT, do PMDB, do PDT, não apenas de um bloco. E, agora, querem jogar a responsabilidade para poucos”, disse. Rafael Prudente (PMDB) afirmou que “uma nova análise será feita”, mas não nesta semana.

Em um primeiro momento, a bancada do PT se mostrou favorável à ideia — o PDL visava anular um decreto estabelecido pelo atual chefe do Executivo, Rodrigo Rollemberg (PSB), para fazer valer outra medida, assinada pelo ex-governador Agnelo Queiroz (PT). A partir de domingo (23/8), porém, o deputado Wasny de Roure manifestou apoio às derrubadas em rede social. Joe Valle (PDT) também celebrou a ação em sua página do Facebook. Já Reginaldo Veras (PDT) disse ao CB.Poder que seu partido será “a maior voz contra a proposta na Casa”.