D.A.Press / Montagem
A derrubada do decreto do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) de reajuste das tarifas de transporte coletivo ocorreu ontem em clima de festa no plenário da Câmara Legislativa. Para os deputados distritais, a onda é positiva porque o aumento das passagens desagrada à população, como qualquer medida que atinge o bolso do cidadão. As galerias estavam lotadas e a maioria dos distritais quis discursar, marcar uma posição. O comportamento dos parlamentares ontem mostra que o ano vai ser difícil para Rollemberg. A Câmara, sob a gestão de Joe Valle (PDT), será palco de debates de todos os assuntos polêmicos. O próximo tema a ser explorado será o racionamento de água. Já Rodrigo Rollemberg (PSB), em poucas situações, demonstrou tanta irritação. “Irresponsabilidade”, apontou.
Nenhum deputado distrital subiu à tribuna para apresentar argumentos a favor do reajuste das tarifas de transporte público na sessão extraordinária de ontem ou mesmo apenas para votar contra o decreto legislativo que sustou o ato do governador Rodrigo Rollemberg. Nem o líder do governo, Rodrigo Delmasso (Podemos). A medida é impopular e estão todos fugindo de desgaste. Mas, fora do debate financeiro, havia os argumentos jurídicos que poderiam respaldar um voto contrário ontem, sob o fundamento de que era uma intromissão do Legislativo em uma prerrogativa do Executivo.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Renato Barros, advogado, cientista político, irmão do governador Ibaneis Rocha…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), com a autoridade de quem comanda…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O orçamento do Distrito Federal para 2026, aprovado pelos deputados distritais…
ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…