Os distritais aprovaram, em primeiro turno, uma proposta de emenda à lei orgânica (Pelo) que dá aos trabalhadores de empresas públicas dependentes do DF o direito de virarem estatutários. A votação, realizada em um plenário abarrotado de servidores interessados na matéria, contou com o voto favorável de 18 parlamentares e cinco ausências — houve, inclusive, a presença do deputado federal Rôney Nemer (PMDB), idealizador do projeto, que acompanhou o processo junto aos funcionários. “Hoje recebo falta na Câmara dos Deputados por um bom motivo”, afirmou. Destacou-se, porém, o depoimento de Reginaldo Veras (PDT) — o trabalhista se absteve e disse que a aprovação da matéria é a venda de uma “falsa esperança aos trabalhadores”.
A tônica da discussão, nos bastidores, já era de que o projeto não deve prosperar, pois deve ser considerado inconstitucional. Veras levou o tema ao plenário. Segundo ele, a matéria cria despesas para o Executivo e não caberia a um parlamentar propor. Além disso, dá o direito de uma pessoa ser regida pela lei 8.112/1990 sem concurso público, além de trazer um “desequilíbrio orçamentário, pois os empregados sempre contribuíram para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que é mantido pela União e limitado a um teto”. No regime estatutário distrital, o servidor não fica submetido ao RGPS. “A Câmara vendeu uma falsa esperança aos trabalhadores”, disse Veras.
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o distrital Chico Leite (Rede) já havia argumentado contra a matéria sob o argumento de ser prerrogativa do Executivo. Foi voto vencido por 3 a 1 na Comissão e nem sequer desceu para o plenário nesta quarta-feira (4/11). Um deputado que não quis se identificar disse que “sem uma base consolidada, o Executivo se submete a algo desse tipo”. Para o relator do projeto, Wellington Luiz (PMDB), a medida deve trazer uma “economia de R$ 3,5 milhões ao GDF”. Apesar dos aplausos e do jogo com a plateia, entretanto, a aposta entre os próprios parlamentares que aprovaram o projeto é que a proposta será considerada inconstitucional.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…