O delegado Anderson Espindola, titular da 4ª DP, no Guará, negou qualquer gesto para assumir a direção-geral da Polícia Civil do DF. Ele afirma que nunca existiu nenhuma articulação política nesse sentido e esta versão foi espalhada para justificar sua exoneração da corregedoria-geral da PCDF há um mês.
Anderson garante: “Nunca procurei nenhum político. Sempre assumi cargos pelo meu perfil técnico. Nunca trabalhei para assumir a direção-geral e inclusive disse ao Robson (Cândido) que estava torcendo para que ele fique oito anos na direção-geral”.
Segundo Anderson, sua exoneração ocorreu depois que ele e outros dois integrantes da Corregedoria-geral auxiliaram os promotores do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) em uma inspeção na carceragem do DPE onde estavam presos os investigados na Operação Falso Negativo, deflagrada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
A operação atingiu a cúpula da Secretaria de Saúde do DF, numa investigação sobre fraude nos contratos para compra de kits de testes para covid-19.
Visita irregular na carceragem
A inspeção na carceragem apontou a visita irregular de parentes de um dos investigados da Operação Falso Negativo que estava detido, o ex-secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Eduardo Pojo do Rego.
A exoneração de Anderson deixou promotores do NCAP indignados e eles até cogitaram divulgar uma nota de apoio ao delegado.
Em seguida, a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, chamou o diretor-geral da Polícia Civil para uma reunião, da qual participaram também o diretor-geral adjunto, Benito Tiezzi, e o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.
Na conversa, os delegados justificaram a saída de Anderson como um embate interno.
Segundo a procuradoria-geral de Justiça, a reunião teve o objetivo de “ampliar o diálogo e fortalecer linhas de atuação conjunta no âmbito da segurança pública e do combate à criminalidade no Distrito Federal”.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…