Clesio Andrade Crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press

Decisão de Lewandowski pode anular investigação contra Clésio Andrade

Publicado em Sem categoria

Uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, tomada no recesso do Judiciário, pode zerar toda a investigação da Operação São Cristóvão, que apontou desvios do Sest (Serviço Social do Transporte) e do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Um dos principiais investigados é o ex-senador e ex-vice-governador Clésio Andrade (PMDB-MG), que teve o patrimônio bloqueado por autorização da Justiça do DF. No despacho monocrático, em 29 de dezembro, Lewandowski considerou que a competência para avaliar o caso é da Justiça Federal, por envolver interesse da União. Com a mudança, todas as medidas e provas obtidas até agora contra Clésio e outros 28 suspeitos poderão ser anuladas.

 

Mudança de opinião

Ao julgar a Justiça Federal competente para apreciar denúncias de desvios no Sest e Senat, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, contrariou uma jurisprudência formada em acórdão de sua própria autoria. Em julgamento anterior, o ministro considerou que questões relacionadas a entidades paraestatais, que não recebem recursos públicos federais, são da responsabilidade da Justiça comum.

 

Desvios de R$ 150 milhões
Pelas investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do DF e da Polícia Civil, os desvios de recursos do Sest e Senat podem ultrapassar a cifra de R$ 150 milhões. Os investigados são suspeitos de peculato, lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

 

Academia no trabalho

PCDF/Divulgação
PCDF/Divulgação

A Operação São Cristovão apontou, em setembro de 2014, uma vida nababesca de funcionários do Sest e Senat. No gabinete de uma das envolvidas no caso, a Polícia Civil e o Ministério Público do DF encontraram uma luxuosa academia de ginástica. Nas casas dos suspeitos, havia obras de arte e carrões.

 

Nas mãos de Cármen Lúcia

O caso agora está nas mãos da vice-presidente do STF, Cármen Lúcia. O Ministério Público do DF entrou com recurso para tentar rever a decisão de Lewandowski, ainda no recesso do Judiciário.