Ibaneis agenda campanha sexta
Ibaneis agenda campanha sexta Arthur Menescal Ibaneis agenda campanha sexta

Datafolha: às vésperas da eleição, Ibaneis tem 70% dos votos válidos

Publicado em CB.Poder

Às vésperas do segundo turno da eleição pelo Palácio do Buriti, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra Ibaneis Rocha (MDB) consolidado na liderança da disputa, com 70% dos votos válidos. Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem a preferência de 30% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Encomendado pela TV Globo, o levantamento está registrado sob o número DF-08579/2018 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Na sondagem anterior, realizada entre 24 e 25 de outubro, Ibaneis tinha 74% e Rollemberg, 26%.

 

Para calcular os votos válidos, a amostra exclui os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A Justiça Eleitoral adota o modelo para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer o pleito no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos, mais um.

 

Quando considerados os votos totais, ou seja, com a contabilização de brancos, nulos e indecisos, Ibaneis acumula o apoio de 62% dos entrevistados e Rollemberg, 26%. O Datafolha ouviu 2.153 eleitores, entre ontem e hoje, para realizar a amostra. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

 

O Instituto ainda mediu o grau de decisão dos eleitores que indicaram um dos candidatos, ou disseram que votariam branco e nulo. Veja os resultados:

 

Ibaneis Rocha

 

  • Está totalmente decidido a votar: 90%
  • O voto ainda pode mudar: 10%

 

Rodrigo Rollemberg

 

  • Está totalmente decidido a votar: 83%
  • O voto ainda pode mudar: 17%