Às vésperas do segundo turno da eleição pelo Palácio do Buriti, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra Ibaneis Rocha (MDB) consolidado na liderança da disputa, com 70% dos votos válidos. Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem a preferência de 30% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Encomendado pela TV Globo, o levantamento está registrado sob o número DF-08579/2018 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Na sondagem anterior, realizada entre 24 e 25 de outubro, Ibaneis tinha 74% e Rollemberg, 26%.
Para calcular os votos válidos, a amostra exclui os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A Justiça Eleitoral adota o modelo para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer o pleito no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos, mais um.
Quando considerados os votos totais, ou seja, com a contabilização de brancos, nulos e indecisos, Ibaneis acumula o apoio de 62% dos entrevistados e Rollemberg, 26%. O Datafolha ouviu 2.153 eleitores, entre ontem e hoje, para realizar a amostra. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
O Instituto ainda mediu o grau de decisão dos eleitores que indicaram um dos candidatos, ou disseram que votariam branco e nulo. Veja os resultados:
Ibaneis Rocha
- Está totalmente decidido a votar: 90%
- O voto ainda pode mudar: 10%
Rodrigo Rollemberg
- Está totalmente decidido a votar: 83%
- O voto ainda pode mudar: 17%