IMG_2082

Damares pede autorização para visitar celas da Papuda que podem receber Bolsonaro

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

Na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) requisitou ao Governo do Distrito Federal uma visita às unidades penais do Complexo Penitenciário da Papuda com o objetivo de verificar as condições do local para abrigar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar a trama golpista.

 

O pedido de Damares foi dirigido à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF (Seape), responsável pela gestão dos presídios do DF.

 

Em nota, a Seape informou que submeteu o pedido de visita da senadora à apreciação do Supremo Tribunal Federal. “Como a solicitação faz referência a custodiado vinculado à Ação Penal nº 2668, sob jurisdição da Suprema Corte, a ação foi necessária e a Pasta aguarda manifestação”, informou a Seape.

 

Cabe ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF, deliberar sobre o requerimento de Damares. A senadora é amiga e aliada política de Bolsonaro e, como todas as pessoas próximas do ex-presidente, está preocupada com as condições das instalações que devem recebê-lo.

 

A princípio, há duas possibilidades de unidades para o cumprimento da pena: a PDF1 e o 19° BPM (Batalhão da Polícia Militar). A decisão será tomada por Alexandre de Moraes.

 

É mais provável, no entanto, que Bolsonaro fique no 19° BPM, conhecido como “Papudinha”.

 

O batalhão tem a função de realizar a segurança de todo o complexo penitenciário. E também é conhecido por abrigar autoridades e militares que estão presas.

 

Esteve preso no 19° BPM, o ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres, durante a investigação sobre os atos golpistas. É provável ele que tenha agora o mesmo destino de Bolsonaro e retorne para o local, uma vez que foi condenado a 24 anos de prisão.

 

A PDF1 é destinada a presos mais perigosos, envolvidos em crimes graves, com penas altas.