Criminosos clonam celular do deputado federal Israel Batista

Compartilhe

THAIS UMBELINO

O deputado federal Israel Batista (Partido Verde) teve o chip do celular e a conta do aplicativo do WhatsApp clonados por criminosos na noite de quinta-feira (13/8). O deputado registrou boletim de ocorrência do caso e conseguiu retomar o número de telefone nesta sexta-feira (14/8).

Em rede social, o parlamentar pediu para os seguidores tomarem cuidado. “Avisei porque os criminosos começaram a pedir depósitos bancários para todos os contatos da minha lista”, explicou.

O político percebeu a invasão porque o aparelho ficou sem sinal “Liguei para a operadora de outro telefone e fui direcionado a desligar e ligar o aparelho novamente. O celular retornou, mas pediu nova instalação do WhatsApp. Quando fui mandar código de verificação, para baixar novamente o aplicativo, não recebi nada e notei que poderiam ter clonado também o meu chip”, informou.

Esta não foi a primeira vez que o deputado teve o aplicativo de mensagens clonado. “Já fui vítima do crime duas vezes, mas desta vez o golpe foi mais sofisticado, clonaram o chip também”, apontou Israel. “O que me preocupa é que tenho a verificação de duas fases no aplicativo de conversa e mesmo assim continuo sendo alvo de criminosos”, lamentou. Uma das contas bancárias enviada para os contatos do parlamentar era do Maranhão e foi bloqueada. Uma outra, também enviada, está em investigação.

O advogado especialista em crimes virtuais Luiz Augusto D’Urso explica que, apesar da verificação, as pessoas ainda estão sujeitas a sofrer golpes por criminosos. “É uma segurança a mais, mas não é absoluta”, diz. A recomendação é que os usuários evitem acessar ou compartilhar qualquer link suspeito. “O indicado é nunca clicar em um link recebido por estranhos e desconhecidos, além de não passar códigos recebidos no celular”, explica o advogado.

No caso de clonagem de chip, deve-se ter cuidado maior. “Quando a pessoa consegue clonar um chip ela tem acesso a diversas redes sociais”. Em caso de invasão, Luiz Augusto orienta que a pessoa entre em contato com a operadora imediatamente e, assim que conseguir recuperar o número, altere as senhas no celular. “É necessário mudar o código de segurança de aplicativos que peça recuperação via SMS e desativar essa opção”, aconselha o especialista.

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • Notícias

“Trump vem muito fortalecido e com um pouco de sede de vingança”, diz João Carlos Souto

Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…

21 horas atrás
  • CB.Poder

Uma chapa feminina para o Executivo e Legislativo

Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos  Um…

21 horas atrás
  • CB.Poder

Bia Kicis viaja para acompanhar posse de Trump

Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…

2 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Notícias

Morre Edson Smaniotto, desembargador aposentado do TJDFT

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…

3 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • GDF

Tarifas de ônibus do DF serão congeladas até o fim de 2026

ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…

7 dias atrás
  • Eixo Capital

“A recomposição salarial continua sendo a maior demanda”, diz presidente do Sindireta-DF

POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…

1 semana atrás