Criminosos clonam celular do deputado federal Israel Batista

Compartilhe

THAIS UMBELINO

O deputado federal Israel Batista (Partido Verde) teve o chip do celular e a conta do aplicativo do WhatsApp clonados por criminosos na noite de quinta-feira (13/8). O deputado registrou boletim de ocorrência do caso e conseguiu retomar o número de telefone nesta sexta-feira (14/8).

Em rede social, o parlamentar pediu para os seguidores tomarem cuidado. “Avisei porque os criminosos começaram a pedir depósitos bancários para todos os contatos da minha lista”, explicou.

O político percebeu a invasão porque o aparelho ficou sem sinal “Liguei para a operadora de outro telefone e fui direcionado a desligar e ligar o aparelho novamente. O celular retornou, mas pediu nova instalação do WhatsApp. Quando fui mandar código de verificação, para baixar novamente o aplicativo, não recebi nada e notei que poderiam ter clonado também o meu chip”, informou.

Esta não foi a primeira vez que o deputado teve o aplicativo de mensagens clonado. “Já fui vítima do crime duas vezes, mas desta vez o golpe foi mais sofisticado, clonaram o chip também”, apontou Israel. “O que me preocupa é que tenho a verificação de duas fases no aplicativo de conversa e mesmo assim continuo sendo alvo de criminosos”, lamentou. Uma das contas bancárias enviada para os contatos do parlamentar era do Maranhão e foi bloqueada. Uma outra, também enviada, está em investigação.

O advogado especialista em crimes virtuais Luiz Augusto D’Urso explica que, apesar da verificação, as pessoas ainda estão sujeitas a sofrer golpes por criminosos. “É uma segurança a mais, mas não é absoluta”, diz. A recomendação é que os usuários evitem acessar ou compartilhar qualquer link suspeito. “O indicado é nunca clicar em um link recebido por estranhos e desconhecidos, além de não passar códigos recebidos no celular”, explica o advogado.

No caso de clonagem de chip, deve-se ter cuidado maior. “Quando a pessoa consegue clonar um chip ela tem acesso a diversas redes sociais”. Em caso de invasão, Luiz Augusto orienta que a pessoa entre em contato com a operadora imediatamente e, assim que conseguir recuperar o número, altere as senhas no celular. “É necessário mudar o código de segurança de aplicativos que peça recuperação via SMS e desativar essa opção”, aconselha o especialista.

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • CB.Poder

Trabalhadores da limpeza do Buriti vão receber adicional de insalubridade, por decisão judicial

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…

5 horas atrás
  • CB.Poder

Claudio Abrantes anuncia pré-candidatura à CLDF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…

5 horas atrás
  • CB.Poder

Deputada propõe incluir crimes da Lei Maria da Penha na Lei da Ficha Limpa

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…

6 horas atrás
  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

4 dias atrás