comércio
comércio Ed Alves/CB/D.A.Press comércio

Crescimento dos casos de covid-19 acompanhou decretos que liberaram atividades comerciais no DF

Publicado em Eixo Capital
Eixo Capital, por Alexandre de Paula

A análise dos dados da covid-19 no Distrito Federal mostra que o crescimento dos casos acompanhou os decretos do GDF que liberaram mais atividades comerciais. De acordo com especialistas, o prazo para se observar reflexos de ações assim nos números é de cerca de 15 dias. Em 27 de maio, por exemplo, houve o retorno dos shoppings e de alguns estabelecimentos comerciais.

Nesta data, havia 7.761 casos confirmados. Em 12 de junho — ou seja, uma quinzena depois —, o total alcançava 21.396 (2,75 vezes maior). No mesmo período, a quantidade de mortes saiu de 133 para 282 (pouco mais do que o dobro). Ainda segundo os pesquisadores, é necessário destacar que a relação entre flexibilização e avanço do coronavírus é indireta, pois outros fatores podem pesar para o comportamento da pandemia.

Influência

Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) definiu os 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Do distrito federal, somente a deputada Erika Kokay (PT) ficou entre os 100. A pesquisa, no entanto, inclui também outros 50 parlamentares em ascensão. Nesse caso, aparecem mais três representantes do DF: o senador Izalci Lucas (PSDB) e os deputados federais Israel Batista (PV) e Bia Kicis (PSL).

No Legislativo 

Depois de alguns registros no primeiro escalão do GDF, a covid-19 começou a chegar aos políticos do Legislativo do Distrito Federal. Recentemente, a senadora Leila Barros (PSB) foi diagnosticada com o vírus. Da Câmara Legislativa, dois distritais também tiveram a doença confirmada: Daniel Donizet (PSDB) e Martins Machado (Republicanos). Todos eles estão fazendo o tratamento e cumprindo isolamento em casa.

Ceilândia

Depois de mais de uma semana com as atividades não essenciais fechadas por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), Ceilândia e Sol Nascente terão o retorno do comércio amanhã. Durante a semana, houve manifestações de empresários locais pedindo a retomada. No entanto, a região continua como o lugar em que a situação da covid-19 no DF é mais drástica, em primeiro lugar no número de casos.

Nova composição

O Conselho de Cultura do DF convocou eleições para escolha de conselheiros regionais para o triênio 2021/2024. A Lei Orgânica da Cultura (LOC) previa que o pleito fosse realizado neste ano, por isso, diante das complicações causadas pela pandemia, todo o processo de inscrição e seleção será feito on-line. A previsão é de que a votação em si ocorra entre 21 de setembro e 2 de outubro. O colegiado tem nove integrantes e pessoas de todas as regiões administrativas do DF — com atuação na área cultural — podem se inscrever para participar da seleção.

Mandou bem 

A Universidade de Brasília (UnB), em decisão inédita, expulsou 15 estudantes e cassou dois diplomas por fraudes no sistema de cotas. Punir quem pratica irregularidades, sobretudo em um programa como esse, é fundamental para garantir a integridade da iniciativa.

Mandou mal 

Com a repercussão do caso da naja que picou um estudante universitário, não param de ser encontrados animais exóticos que foram trazidos de forma irregular para o Distrito Federal. O tráfico é crime e, via de regra, trata esses bichos de maneira cruel.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

É seguro, num momento em que o número de casos de covid-19 ainda é alto no Distrito Federal, frequentar bares e restaurantes?

SIGA O DINHEIRO
R$ 8.955.250: 
Valor destinado no mês de junho para os beneficiários do programa Prato Cheio, do GDF.