eixo_28 Crédito: Edy Amaro/Esp. CB.Press

Covid-19: Sindicato cobra imunização de médicos que atendem em consultórios particulares

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O Sindicato dos Médicos encaminhou uma representação ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em que contesta a prioridade definida pela Secretaria de Saúde na imunização contra covid-19 de servidores da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e da Administração Geral. É que a Secretaria de Saúde enviou circular às superintendências regionais de saúde definindo o público-alvo da vacinação nesta primeira etapa e incluiu esses servidores. Em ofício, o presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho, reclama de servidores da área administrativa que não lidam diariamente com pacientes contaminados estarem sendo priorizados em detrimento de médicos que atuam em consultórios, ambulatórios e clínicas particulares. Na própria circular, a Secretaria de Saúde informa que todos os profissionais de saúde serão vacinados à medida em que chegarem no DF as vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Mais juízes para analisar recursos

O Pleno do Tribunal de Justiça do DF aprovou o envio de projeto de lei ao Congresso que cria três novos cargos de juiz de turmas recursais. Medida será adotada sem despesa extra, com o aproveitamento das vagas destinadas a juízes substitutos. Intenção é agilizar a prestação jurisdicional.

Parceria contra a pandemia

O senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) e a deputada Flávia Arruda (PL-DF) almoçaram juntos, ontem (27/1), na praça de alimentação do Deck Brasil. O assunto era uma estratégia de atuação conjunta para ajudar o DF na pandemia ao longo deste ano. “Lembramos que foi a bancada do DF no Congresso, num esforço conjunto, que trouxe, no ano passado, recursos importantes para a saúde do DF”, diz Reguffe. Para começar a colaborar para evitar contaminações, só tiraram a máscara na hora de comer.

Só papos

“Esse tema (impeachment), de forma inevitável, será discutido pela Casa no futuro. Temos de focar no principal, que, agora, é salvar o maior número de vidas, mesmo sabendo que há uma desorganização e uma falta de comando por parte do Ministério da Saúde”
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

“Rodrigo Maia não pauta impeachment de Bolsonaro porque não tem motivo, perderia no plenário, e a população iria pra cima do Congresso! Então, o ‘defensor da democracia’ fica ligando para autoridades da cúpula de Brasília para articular a derrubada do presidente Bolsonaro! Que feio!”
Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)