Pandemia covid 19 pessoas com e sem mascara no centro da Ceilândia
Pandemia covid 19 pessoas com e sem mascara no centro da Ceilândia Marcelo Ferreira/CB/D.A Press Pandemia covid 19 pessoas com e sem mascara no centro da Ceilândia

Covid-19: Estudo aponta crescimento da taxa de contaminação em 19 cidades do DF

Publicado em Eixo Capital
Eixo Capital – por Ana Maria Campos
O mais recente boletim da Observatório de Predição e Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (PrEpidemia), concluído ontem, aponta que 19 regiões administrativas registraram R(t) — taxa de transmissão — acima de 1, indicando crescimento da epidemia da covid-19 nesses locais.
As regiões em que a propagação do novo coronavírus está mais elevados são: Itapoã (1,21), Sobradinho II (1,17), Riacho Fundo II (1,17), Recanto das Emas (1,15), Jardim Botânico (1,15), Santa Maria (1,15), Cruzeiro (1,13), Park Way (1,12), Planaltina (1,11) e Paranoá (1,11). Esses números significam o seguinte: quando a taxa está em 1,21, por exemplo, cada 100 pessoas infectadas, em média, contaminam outras 121. É um sinal de preocupação, segundo avalia o coordenador do observatório da UnB, Paulo Angelo Alves Resende.

Vigilância e cautela

Segundo o boletim, 19 regiões administrativas registraram R(t) acima de 1, indicando o crescimento da epidemia nesses locais. O número de reprodução da covid-19 no DF se mantém acima de 1 desde 23 de novembro, indicando um aumento da epidemia nesse período. O coordenador do PrEpidemia, Paulo Angelo Resende, ressalta que de acordo com os dados divulgados pelo GDF, a soma da ocupação de leitos públicos com suporte de ventilação mecânica e de leitos de UTI privados para pacientes com covid-19 passou de 325, em 8 de dezembro, para 350, ontem, o que representa um leve aumento, compatível com o número de reprodução aferido. “Neste contexto, recomenda-se a intensificação da vigilância epidemiológica, pelo governo, e da atenção às medidas de controle, por parte da população, a fim de se evitar aumento de casos”, afirma.

Confra de Natal

Foi mais uma confraternização do que uma reunião de trabalho. A três dias do Natal, integrantes da bancada do DF almoçaram na casa da deputada Flávia Arruda (PL-DF), deixando um pouco de lado até algumas disputas. Só três parlamentares não compareceram: José Antônio Reguffe (Podemos-DF), Leila Barros (PSB-DF) e Érika Kokay (PT-DF).

PSol de luto

O PSol-DF está de luto com a morte, ontem, do rodoviário Antônio Ribeiro, de Santa Maria. Ele não resistiu a uma pancreatite aguda e à insuficiência renal. Tonho, como era conhecido, ajudou a organizar o partido em sua cidade e aproximar os trabalhadores rodoviários ao PSol.

Oposição ferrenha

Leandro Grass (Rede) se firmou como o mais crítico deputado de oposição ao atual governo. Nas redes sociais, bate muito.

A pergunta que não quer calar….

A vacina contra a covid-19 vai fazer com que 2020 fique, realmente, no passado?

Siga o dinheiro

R$ 27.373.352,31
Foi o montante investido pela Secretaria de Saúde do DF na adaptação dos hospitais de campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha, do Centro Médico da Polícia Militar e do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Pedido atendido

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) passou a noite ontem acompanhando a situação de saúde do blogueiro Oswaldo Eustáquio, preso no Complexo Penitenciário da Papuda por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele sofreu um acidente, fraturou a coluna e foi levado para o Instituto Hospital de Base. O blogueiro acusado de propagar fake news fez tomografia e precisou se submeter a uma ressonância magnética. Segundo relato da deputada, não havia o equipamento na unidade. Mas quem tem amigo tem tudo. Bia ligou para o secretário de Segurança, Anderson Torres, e pediu providências, no que foi atendida. Agora, Bia Kicis vai apresentar uma emenda parlamentar de R$ 5 milhões destinada à compra do equipamento de ressonância.

Só papos

“Até que a vacina esteja amplamente disponível, o distanciamento social e o uso de máscaras salvarão ainda mais vidas e aliviarão a pressão sobre os profissionais de saúde”
Ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama
“Não dá para liberar aglomeração, mas festas de até 300 pessoas, sim”
Ministro do Turismo, Gilson Machado, sobre o Réveillon.