Coluna Eixo Capital de 17 de setembro
Por SAMANTA SALLUM
A filiação, ontem, do secretário da Casa Civil do Distrito Federal Gustavo Rocha ao Republicanos abre caminho para ele chegar à chapa majoritária do bloco de direita do DF e pelas mãos do governador Ibaneis Rocha (MDB). É Ibaneis quem defende o nome de um dos seus principais assessores para ser vice de Celina Leão (PP) nas próximas eleições e foi quem organizou o evento, ontem, de filiação de Gustavo ao Republicanos. Uma das apostas é de que o novo integrante do partido acumule a vice-governadoria com a chefia da Casa Civil, caso a chapa que se desenha para Celina Leão seja eleita em 2026. Havia uma grande expectativa para que o nome dele fosse confirmado ontem. Mas, a um ano da disputa nas urnas, seria antecipar uma definição de grande impacto para alianças partidárias.
Interlocução no Legislativo e no Judiciário
Alguns pontos importantes contam a favor de Gustavo Rocha para conquistar a vaga tão disputada de vice na pré-candidatura de Celina. Ter bom trânsito nos partidos, boa interlocução com a Câmara Legislativa e prestígio no Judiciário.
E o PL?
O ato de filiação teve a presença de Celina Leão, do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, do presdente do PP, Arthur Lira, de parlamentares e integrantes do GDF. Um ensaio de aliança para uma futura chapa: Celina (PP) governadora; Gustavo (Republicanos), vice; e Ibaneis (MDB) para o Senado. Mas o que sobra para o PL? Nesse cenário, seria a segunda vaga ao Senado. Resta saber se o partido se contentaria. Celina conta, e muito, com o apoio de Michele Bolsonaro (PL-DF), e espera ter também o da senadora Damares (Republicanos-DF) e da deputada federal Bia Kicis (PL-DF).Então, ainda há muito para se acomodar no bloco de direita.
Arruda no caminho
Ainda há um caminho a ser percorrido, passando pelas convenções partidárias e até a candidatura ser homologada pelo TRE-DF, no ano que vem. E ainda é preciso lembrar que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) ensaia o retorno ao páreo.
Falar pouco e trabalhar muito
Essa é a primeira filiação partidária de Gustavo Rocha. Respeitado pelo perfil técnico e por “falar pouco e trabalhar muito”, sua presença numa futura chapa sinalizaria estabilidade e pacificação do bloco de direita no DF. A vaga é muito disputada por integrantes do próprio GDF e do partido a que se filiou, o Republicanos.
Experiência na Presidência da República
Apesar de ser um estreante na política partidária, Gustavo tem bastante experiência em gestão governamental. Está há sete anos na Casa Civil do GDF. Foi também chefe da Secretaria de Assessoria Jurídica da Presidência da República no governo Temer, acumulando com o cargo de ministro dos Direitos Humanos.
Transporte gratuito no DF aos domingos e
feriados faz crescer faturamento do comércio
Dados da Secretaria de Transporte mostram que, desde o início do programa Vai de Graça, o transporte público do DF registrou um salto expressivo na movimentação de passageiros aos domingos e feriados. Antes a média era de 270 mil acessos, número que passou para 460 mil, representando um crescimento de 70%. E o comércio comemora bons resultados com isso. Levantamento da Fecomércio-DF aponta que 96% dos lojistas perceberam crescimento no fluxo de clientes nos dias em que há a gratuidade.
Regiões administrativas
Entre os empresários que participaram da pesquisa, 51,2% relataram uma variação de 10% até 27% no aumento de clientes. Segundo a Secretaria de Economia, houve aumento de quase 6% na média de notas emitidas por empresa nos dias em que há gratuidade no transporte público. As regiões administrativas mais citadas como residência dos passageiros entrevistados foram Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Ceilândia e Guará.
Aposta no Vai de Graça
“O Vai de Graça tem sido um sucesso por proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia. Seguiremos apostando nessa política pública, que une inclusão social, melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Pico de passageiros em eventos religiosos e no carnaval
Março, o primeiro mês da iniciativa, teve nove dias de gratuidade por conta do carnaval e concentrou o maior volume registrado: quase 5 milhões de acessos. Abril, marcado pela Semana Santa, registrou 4,8 milhões de viagens. Um evento religioso em agosto levou a mais de 3 milhões de deslocamentos sem cobrança de tarifa.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a pesquisa do Instituto Fecomércio-DF mostra que o programa Vai de Graça tem gerado impacto direto na economia local. “A medida estimula o turismo interno, amplia a circulação de pessoas em áreas de comércio, cultura e lazer e contribui para uma melhor qualidade de vida da população”, destacou.
Juntos e misturados
O movimento pela equipararão das forças de Segurança Pública do DF com a Polícia Federal é suprapartidário. E, nesta hora, direita, esquerda e centro se unem na defesa dos servidores da capital federal. O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), buscou apoio do ex-ministro-chefe da Casa Civil de Lula e ex-deputado federal José Dirceu para que intercedesse junto a Lula, já que o Ministério da Gestão negou a equiparação. O deputado distrital ainda tem esperança de reverter a situação. “Acreditamos na sensibilidade do presidente Lula. Até agora, o Ministério da Gestão não explica o motivo nem a metodologia para negar a equiparação, o processo parou lá”, disse à coluna Wellington.
“Orientação é aumentar o máximo que der”, diz Lewandowski
O ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, falou rapidamente ontem com a vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF), Luana de Ávila, na saída da audiência publica na Câmara dos Deputados sobre a PEC da Segurança. “É sobre o aumento, né? A orientação que eu dei pra o meu pessoal é aumentar o máximo que der”, disse o ministro.
Geap e DPU
firmam convênio
A Geap Saúde fechou convênio com a Defensoria Pública da União (DPU) e abriu a possibilidade de mais de 4 mil servidores, além de seus familiares, aderirem aos planos da operadora em todo o país. O diretor-presidente da Geap, Douglas Figueiredo, prometeu superar expectativas. O Representando a DPU, o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, destacou a importância da medita para a valorização dos servidores.
Só papos
“Houve um planejamento de golpe, mas nunca teve o golpe efetivamente. No Brasil, a lei diz o seguinte: se você planejar um assassinato, planejou tudo, mas não fez nada, não tentou, não é crime.”
Sábado, 13/9
Valdemar Costa Neto,
presidente do PL
“É claro que eu não falei nesse sentido. Minha fala foi feita com uma condicionante: se tivesse, imagine que tivesse, vamos supor que tivesse… Foi no campo do imaginário. E está claro: nunca houve planejamento, muito menos tentativa.”
Segunda-Feira, 15/9
Valdemar Costa Neto, presidente do PL,
após repercussão negativa
entre bolsonaristas






