pró-df
pró-df Kleber Sales/CB/D.A Press pró-df

Após denúncias de corrupção, Ibaneis vai reformular o programa Pró-DF

Publicado em CB.Poder

Vem aí um novo Pró-DF… Alvo de denúncias de desvios de finalidade e corrupção, o programa Pró-DF será reformulado no governo de Ibaneis Rocha (MDB). Portaria conjunta, assinada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho do Nascimento, e pelo presidente da Terracap, Gilberto Occhi, cria uma comissão para analisar, diagnosticar e sugerir reformulação das normas em vigor. O grupo será composto por seis membros, sendo três de cada órgão. O prazo para relatório final é de 60 dias.

Mais um impedido?

A posse do presidente da Caesb, Fernando Leite, é a segunda contestada pelo Ministério Público do Distrito Federal no governo Ibaneis Rocha por condenação em segunda instância transitada em julgado. O primeiro caso ocorreu com o ex-deputado Rogério Ulysses, que perdeu uma ação de improbidade na Operação Caixa de Pandora e está com os direitos políticos suspensos. Para os promotores de Justiça da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), Fernando Leite está impedido de exercer cargos públicos até setembro de 2019, três anos depois do fim do processo que respondeu por dispensa ilegal de licitação. A Caesb informou que o nome dele passou pelos trâmites e avaliações do governo de transição.

Na fila

Será difícil o ex-deputado Cristiano Araújo escapar de uma condenação na denúncia sobre fraude da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) em que alunos eram escolhidos por meio de indicação política para receberem bolsas de pesquisa. O caso ocorreu em 2012. A Justiça condenou 30 pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), entre os quais, o ex-presidente da instituição, Renato Rezende. As penas variam de dois a três anos e quatro meses de prisão. Cristiano foi denunciado também, mas respondia na segunda instância quando era deputado distrital e a tramitação atrasou. Agora, o processo está na 3ª Vara Criminal de Brasília.