ANA MARIA CAMPOS
Um decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), publicado hoje (18/03) em edição extraordinária, restringe ainda mais o contato social dos moradores do Distrito Federal como forma de reduzir a proliferação do novo coronavírus.
A partir dessa quinta-feira (19/03), áreas de grande circulação estarão fechadas. É o caso do Parque da Cidade, Parque Olhos D’Água, shoppings, Feira da Torre e Feira dos Importados não poderão receber o público.
As medidas valem por 15 dias, mas esse prazo pode ser ampliado ou reduzido a depender dos fatos.
Pelo decreto, shoppings, clubes recreativos e feiras populares estarão fechados para atendimento ao público. Algumas lojas já começaram a disponibilizar ao consumidor o atendimento à distância, com catálogos enviados pelo WhatsApp e garantia de entrega a domicílio sem compromisso.
Os cinemas já estavam fechados, desde a semana passada.
O decreto também prevê o fechamento do Zoológico e de parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins. Quem estava usando esses espaços para malhar, uma vez que as academias não estão funcionando, terá de encontrar outra forma para se exercitar. Mas a ordem dos especialistas é para o isolamento em casa.
Boates e casas noturnas também terão de fechar. O Zoológico, outra opção de lazer, fechará as portas até o fim da epidemia de coronavírus.
As medidas valem a partir da publicação hoje. O governador Ibaneis Rocha (MDB) diz que os comerciantes e responsáveis pelos espaços de diversão deverão tomar providências rápidas. “Eles devem adotar as medidas logo”, disse o governador.
As medidas foram adotadas porque já há contaminações locais no Distrito Federal. Houve cinco casos de pessoas que pegaram por terem mantido contato com quem carregava o coronavírus.
Veja o que fecha:
— Zoológico;
— Parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins;
— Boates e casas noturnas;
— Atendimento ao público em shoppings, clubes recreativos e feiras populares.
Lojas de shoppings fecharão aos domingos e feriados
De manhã , comerciantes e comerciários já haviam fechado um acordo. partir de amanhã (19) e até 30 de abril, os empregados de lojas de shoppings não trabalharão aos domingos e feriados.
A decisão foi tomada hoje (18), pela manhã, durante reunião conjunta dos presidentes do Sindicato do Comércio Varejista – Sindivarejista -, Edson de Castro, e do Sindicato dos Empregados no Comércio – Sindicom -, Geralda Godinho.
Os dois sindicatos emitiram nota depois de assinatura de Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho abordando a suspensão temporária do trabalho até o fim de abril.