Aeroporto de Brasília máscaras coronavírusAeroporto de Brasília máscaras coronavírus
Aeroporto de Brasília máscaras coronavírus Ed Alves/CB/D.A Press Aeroporto de Brasília máscaras coronavírus

Aos 60 anos, Brasília vive a sua primeira guerra mundial

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Com o número de casos de Covid-19 em crescimento, muita gente no governo aposta que os prazos de suspensão de aulas, de fechamento de shoppings, clubes, academias e parques serão prorrogados. Inicialmente para o fim de abril. Mas a normalidade é algo ainda longe de se vislumbrar. O que acontecerá do ponto de vista econômico é também uma incógnita. Como o setor produtivo sobreviverá com as lojas vários dias com as portas fechadas? O comércio é a principal atividade econômica do DF.

Os benefícios fiscais e financiamentos com juros baixos e prazo de carência ajudam, mas não resolvem. Principalmente numa pandemia, com o planeta parado. A chanceler alemã, Angela Merkel, definiu: “Desde a Segunda Guerra Mundial, não houve um desafio para o nosso país que dependesse tanto da nossa ação conjunta e solidária”. Para nós, não é diferente. Aos 60 anos, Brasília vive a sua Primeira Guerra Mundial.

Tempos de festa, tempos de recolhimento

Com o teste para coronavírus positivo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deixou muita gente preocupada ontem. Ele esteve há 10 dias na festa de lançamento da CNN Brasil, com a presença de 1,3 mil pessoas, entre as quais o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os governadores Ibaneis Rocha, João Doria e Wilson Witzel.

R$ 15 bilhões para a saúde

O senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) tem defendido que os R$ 15 bilhões do orçamento deste ano que estão à disposição do Congresso sejam destinados exclusivamente para a saúde pública. “Nada é mais importante”, afirma o senador.

Difícil…

Com o Congresso parado pela crise com o coronavírus, o PLN 01/2020, que trata da recomposição salarial das forças de segurança, não tem data para ser apreciado.

Sindicatos da PCDF pedem home office

O Sindicato dos Delegados (Sindepo) e o dos policiais civis (Sinpol) tem cobrado da direção-geral da Polícia Civil medidas que beneficiem a categoria com teletrabalho, como outros servidores. Saúde, segurança, comunicação e fiscalização dos direitos do consumidor são algumas das áreas não incluídas no decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre o ponto facultativo.

Consultas à distância

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania/DF) pediu ao Conselho Federal de Medicina (CFM) que adote providências de regulamentação para que consultas ambulatoriais sejam feitas por videoconferência, via internet, sem a necessidade de acompanhamento de um profissional da saúde. O objetivo é diminuir o fluxo de pessoas que estão buscando as emergências nos hospitais e também reduzir a exposição dos profissionais da saúde ao coronavírus.

Contaminação no aeroporto

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Aneel, André Ruelli, são dois casos confirmados de Covid-19 que não estiveram recentemente no exterior. Eles, na verdade, vivem no aeroporto, em viagens a trabalho. Ambos, felizmente, estão bem.

Muitos casos

Começaram a surgir confirmações de coronavírus para todo lado. Difícil acreditar que a contaminação esteja restrita aos 36 casos registrados oficialmente. Os números devem subir muito até o fim de semana porque alguns hospitais fora da rede pública do DF estavam demorando a notificar a Secretaria de Saúde.