- Marcela Passamani - secretaria de justiça e cidadania
- Marcela Passamani - secretaria de justiça e cidadania Divulgação/Sejus - Marcela Passamani - secretaria de justiça e cidadania

Coronavírus: “Os vulneráveis são nossa grande preocupação”, diz secretária de Justiça e Cidadania do DF

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

À QUEIMA-ROUPA

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Como a pandemia de Coronavírus impacta as ações da secretaria?

Assumimos a pasta em meio ao turbilhão mundial de uma pandemia jamais vista no mundo contemporâneo e que afeta toda a população brasileira, inclusive os brasilienses e Entorno. Os vulneráveis são nossa grande preocupação. Crianças e Idosos, carentes ou não, estão sob nosso olhar atento. Desde o primeiro dia tenho me reunido com toda a equipe para buscar soluções aos problemas que exijam respostas imediatas.

O que está sendo feito?

Temos que priorizar a segurança de nossos idosos. Para isso, elaboramos cartilhas específicas sobre prevenção e combate à transmissão da Covid-19, que é muito grave e vai além de uma mera gripe. Veja, por exemplo, o caso da Itália que superou em óbitos os números da China, sendo a maioria absoluta de óbitos de idosos. Por isso, a gravidade e a necessidade de medidas preventivas para a garantia da segurança de todos e, sem hesitar, o governador Ibaneis Rocha tem adotado medidas ativas que promovam o distanciamento social e boas práticas de higienização pessoal.

Vimos nos últimos dias alguns produtos essenciais sumirem das prateleiras dos estabelecimentos comerciais. Quais foram as medidas adotadas para proteger o consumidor?

Ao tomar conhecimento de práticas possivelmente abusivas, colocamos nossas equipes de fiscalização em campo. Criamos forças-tarefas com diferentes órgãos de fiscalização distrital e promovemos uma minuciosa ação de verificação da existência de práticas que condenamos. O consumidor, neste momento tão crítico, não poderá ser prejudicado, e não deixaremos que isso aconteça. Elaboramos planos de ações integrados e coordenados pela Sejus Fiscalizamos uma centena de estabelecimentos, notificamos vários para que se expliquem e comprovem que não houve a prática abusiva e aqueles com comprovada conduta irregular serão autuados.