ANA MARIA CAMPOS
O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem seis anos e cinco meses de mandato, desde a posse em primeiro de janeiro de 2019, na reeleição em 2022, até o momento. Desde então, houve muitas mudanças em sua equipe.
Nas áreas estratégicas, no entanto, houve poucas mudanças. Três integrantes da equipe estão ao lado de Ibaneis desde o primeiro dia: o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, que começou no governo como secretário de Justiça e Cidadania, o secretário de Comunicação, Weligton Moraes, e a procuradora-geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão.
Na Secretaria de Segurança Pública, houve mudanças. O governo começou com o delegado Anderson Torres como titular da pasta. Quando ele assumiu o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, o também delegado da Polícia Federal Júlio Danilo ficou no cargo.
No segundo mandato de Ibaneis, Anderson Torres voltou, mas então veio o 8 de janeiro de 2023, à intervenção federal na segurança pública. Assumiu a função o delegado da PF Sandro Avelar que está até hoje no cargo.
Na Secretaria de Educação, o primeiro secretário foi Rafael Parente, que ficou apenas sete meses. A exoneração de Parente ocorreu após divergências com o governador sobre a militarização das escola. Ele foi substituído por João Pedro Ferraz que permaneceu no cargo durante um ano. Em seguida, assumiu a advogada Carolina Petrarca. Mas foi por pouco tempo. Leandro Cruz assumiu um mês depois.
Em julho de 2021, ele foi trocado pela professora Helvia Paranaguá que completa quatro anos no cargo no próximo mês.
Na saúde, houve mais mudanças. O atual secretário de Saúde, Juracy Lacerda é o sexto titular da pasta nos governos de Ibaneis Rocha.

