Condenado por extorsão, policial civil Luiz Cláudio Nogueira é demitido por Rollemberg

Publicado em CB.Poder, Sem categoria

Condenado a nove anos de prisão por extorsão, o policial civil Luiz Cláudio Nogueira de Souza foi demitido pelo governador Rodrigo Rollemberg.

O ato de desligamento de Luiz Cláudio da Polícia Civil está publicado na edição de hoje (30) do Diário Oficial do DF.

A conduta de Luiz Cláudio foi investigada pela Corregedoria da Polícia Civil do DF e pelo Núcleo de Controle da Atividade Policial (NCAP) do Ministério público do DF.

Ele está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda desde março de 2013. Em julho daquele ano, o agente da Polícia Civil, que atuou na Divisão de Repressão a Sequestros (DRS), foi condenado por extorquir uma mulher, professora de escola pública.

Segundo a sentença, Luiz Cláudio ameaçou a professora de morte. Entre março e dezembro de 2009, ela teria sido obrigada a fazer diversas transferências bancárias para a conta de Luiz Cláudio, com valores que somaram R$ 5.640,00. No mesmo ano, a vítima teve de entregar uma Saveiro para o policial e assinar uma procuração passando poderes em relação ao automóvel. A vítima ainda teria sido obrigada a fazer empréstimos bancários e a quitar algumas parcelas do financiamento de uma Mercedez modelo C180 feito por Luiz Cláudio.

Antes mesmo da condenação por esse crime, o agente foi preso em março de 2013 em decorrência da Operação Infiltrados, deflagrada pela Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deco), em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do DF.

Luiz Cláudio foi citado em um depoimento que levou à prisão dos delegados Paulo César Barongeno e de Sandra Maria, respectivamente lotados à época na Divisão de Operações Aéreas (DOA) e na Assessoria Jurídica da Secretaria de Segurança Pública. Eles foram acusados de interferir em uma investigação de lavagem de dinheiro em esquema liderado pelo doleiro Fayed Antoine Traboulsi.

Para demitir Luiz Cláudio, Rollemberg levou em conta relatório final da Comissão Permanente de Disciplina da Polícia Civil do DF e parecer da Consultoria Jurídica do GDF.